O Ministério da Saúde descredenciou 21 equipes de Saúde da Família em Angra dos Reis (7) e Barra Mansa (14). O decreto foi publicado em 12 de junho e, de acordo com o documento, as unidades não cumpriram o prazo estabelecido pela Política Nacional de Atenção Básica.
Desta maneira, com esse descredenciamento, Barra Mansa passa a ter 40 equipes – uma redução de 25%. Já a cidade litorânea a diminuição foi de 8%, passando a ter 82 equipes.
A Estratégia Saúde da Família visa a reorganização da atenção básica no país, de acordo com as regras do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe de Saúde da Família é formada por multiprofissionais, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Até o momento da publicação desta reportagem, as duas prefeituras não se manifestaram sobre o assunto – por conta do horário que a matéria foi publicada. Assim que as secretarias de Saúde se pronunciarem, a reportagem será atualizada.
Foto: Ilustrativa

