Por Tribuna
A primeira Miss Brasil, Maria Martha Hacker Rocha, morreu aos 87 anos, na tarde de sábado, dia 04, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Martha morreu em consequência de um infarto do miocárdio, com parada respiratória. Embora tenha sido socorrida por um médico e encaminhada de ambulância para um hospital, não chegou à tempo.
A ex-modelo deixa três filhos. Martha Rocha era baiana e foi eleita Miss Brasil em 1954, quando o concurso começou a ser realizado oficialmente. Naquele mesmo ano, ela ainda ganhou o segundo lugar no Miss Universo, nos Estados Unidos.
Dona da coroa de 1954, a baiana ficou em segundo lugar no Miss Universo e, dizem, só perdeu o título para a americana Miriam Stevenson por causa de duas polegadas a mais nos quadris — mesmo sendo a favorita do público.
Ela, que morou em Volta Redonda por 12 anos, estava morando num Casa de Repouso em Niterói por conta das condições financeira.
Um dos amigos da eterna miss, o colunista Mário Sérgio, estava fazendo uma campanha para arrecadar dinheiro para a Martha Rocha.
— Lá ela possuía todo o carinho e atenção da proprietária, em tempo integral, além de cuidados de médicos geriatras, nutricionistas, enfermagem, alimentação balanceada e muito carinho dos hóspedes – disse Mário Sérgio.
Segundo o amigo,no passado, ela foi vítima de um golpe, perdendo toda sua fortuna.
“Guerreira, deu a volta por cima, indo honestamente à luta, através de diferentes atividades laborais, desde vendedora de jóias de uma importante joalheria no Rio, participando do júri em concursos de Misses pelas principais capitais do país, além de ter dedicado às artes plásticas com pinturas de suas apreciadas telas”, contou.
— Martha Rocha veio para Volta Redonda para ficar perto de seu filho, e fazer o tratamento de um câncer (graças a Deus curado) — escreveu o colunista.
Mário Sérgio contou ainda que a eterna miss era querida entre as celebridades da época como Hebe Camargo, Clodovil Hernandez; o apresentador Gugu Liberato; Pedro Bial; Gloria Perez (que chegou inclusive a incluí-la numa cena da novela O Clone)
— Acho que os governantes tem uma grande dívida, a tudo que Martha Rocha representou e representa para o Brasil — disse Mário Sérgio.
Ele estava, por livre iniciativa, fazendo uma campanha para ajudá-la financeiramente. Nesse ano, completa 66 anos que ela ganhou a coroa de miss Brasil.
