Destaque 1

Volta Redonda descarta lockdwon na reta final do ano



Por Tribuna


Na entrevista ao programa Fato Popular, na rádio 88, o prefeito Samuca Silva descartou o fechamento total dos setores econômicos da cidade nessa reta final de ano em função do novo crescimento dos casos de Covid-19.

Ele ressaltou, no entanto, que ainda existe uma sentença judicial que obriga o município a tomar decisões “rígidas” para controle do vírus – como o fechamento do comércio- e que não poderá desrespeitar a Justiça caso haja determinação nesse sentido.

Sobre o 13º do funcionalismo, o prefeito afirmou que há expectativa de que o abono natalino e o salário de novembro sejam pagos, caso “não haja intercorrências”. Segundo Samuca, hoje as contas da prefeitura estão “bloqueadas” e seu governo vem tentando o desbloqueio para “honrar os compromissos”.

Recesso de final de ano 

O prefeito Samuca Silva determinou, em novo decreto, de número 16.393, que servidores público deverão exercer suas funções, preferencialmente, em regime home-office, a partir de segunda-feira, dia 30. O decreto estabelece, ainda, recesso de 16 a 31 de dezembro nas repartições públicas, com exceção dos serviços básicos, bem como ações voltadas à Saúde em Regime de Plantão 24 horas e, a Educação, que necessita do cumprimento dos dias letivos e carga horária, além das ações da Guarda Municipal.

A medida, de acordo o novo decreto, foi tomada devido a uma nota emitida pelo Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns, informando que a taxa de ocupação da unidade para enfermaria está em 45,63% (68 pacientes) e UTI registra 77,5% (62 pacientes). Outro item que determinou a decisão municipal é o aumento no número de casos de Covid-19, na Região Médio Paraíba.

O decreto leva em consideração decisão do Congresso Nacional, que reconheceu o estado de calamidade pública, no país, até 31 de dezembro deste ano. A medida visa ainda proteger os servidores públicos, sobretudo, os de grupos de risco, além de precaver os setores públicos a fim de evitar impactos negativos no controle de casos da doença.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!