Por Tribuna
As equipes da Prefeitura de Volta Redonda já estão trabalhando para minimizar os impactos resultantes da forte chuva que aconteceu na cidade nesta quarta-feira, dia 16. Os funcionários das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, além da Defesa Civil, estão nas ruas atuando em vários pontos. A prefeitura também montou um plantão de emergência com caminhões e máquina preparados para atender qualquer intercorrência pós chuva.
O município somou 34 milímetros de volume de chuva em 24 horas e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. Nas últimas 72 horas, o acumulado foi de 61 milímetros.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil também está fazendo o monitoramento da situação da cidade, principalmente nas áreas de risco. “Pedimos para que os moradores fiquem atentos e, em caso de emergência, procurem um lugar seguro até a chuva cessar. É importante levar documentos pessoais, remédios de uso contínuo, celular, peças de roupa e alimentos”, disse o coordenador Bruno Soares, frisando que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: (24) 3339-2064, 199 ou 156 no CAU.
Até o momento, foram registradas ocorrências como deslizamento de terra e quedas de muros. A Defesa Civil registrou 15 ocorrências, uma de alagamento na entrada do bairro Água Limpa, e outras 14 de quedas de árvores, nos bairros Conforto, Sérgio Braga, Laranjal, Eucaliptal, São Carlos, Aterrado, Nossa Senhora das Graças e Vila Santa Cecília.
O secretário municipal de Infraestrutura, Vinicius Ramos, destacou que as equipes estão em alerta desde novembro para o período de chuvas. “Fizemos um planejamento e serviços de limpeza de córregos e de bueiros. Mesmo com uma chuva tão intensa, não tivemos problemas graves na cidade. Além disso, estamos com equipes atuando por toda cidade para minimizar os impactos das fortes chuvas”.
Queda de árvore
Uma árvore, de pelo menos 9 metros de altura, caiu sobre fiações elétrica e de telefonia, na altura do número 366 da Rua Papa Paulo Vl, no bairro Jardim Amália 1, em Volta Redonda. A maior parte do bairro está sem energia no momento e o trânsito interompido na região. Embora a árvore, segundo os moradores, tenha tombado na hora de um temporal, por volta de 14h, somente as 16h30 uma equipe da Light chegou ao local para avaliar o estrago.
– Só uma equipe da Vivo esteve aqui antes, mas também não pôde tomar nenhuma providência sem ações da Light. Pelo jeito, não há previsão de retorno da luz -, lamentou o morador José Sabino, 56.
