Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (7), uma operação para combater a prática de evasão de divisas e lavagem de dinheiro adquiridos por meio de tráfico internacional de armas e drogas.o
A ação, chamada de Operação Avernus, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços das cidades de Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, os investigados movimentaram mais de R$ 50 milhões entre os anos de 2018 e 2023. Além das buscas, foi determinado o sequestro de bens e valores em nome dos alvos, de interpostas pessoas e de empresas de fachada utilizadas pelo grupo para ocultação de patrimônio ilícito.
Ainda de acordo com a PF, foram identificados veículos de luxo, embarcações e imóveis de alto padrão adquiridos pelos envolvidos com dinheiro arrecadado a partir das atividades criminosas.
Esta operação é desdobramento da Operação Dakovo, que foi deflagrada em 2023 nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
A PF informou ainda que a investigação segue no “sentido de buscar a descapitalização de grupos criminosos, visto que os recursos financeiros são um dos pilares que possibilitam a prática de diversos delitos”.
Os investigados poderão responder por evasão de divisas e lavagem de capitais. As penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.
