Colunas

Estaleiro Brasfels e as oportunidades de emprego e renda



Por Geraldinho do Gelo 


Nesta semana, a nossa coluna traz um tema que nos enchem de esperança para o Desenvolvimento Econômico, com a geração de emprego e renda. O estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis, prometeu contratar neste ano em torno de 5 mil operários com as obras da FPSO P-80.

Segundo estudos da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), o setor de petróleo e gás deve atrair R$ 50 bilhões para o estado do Rio de Janeiro em três anos. As estimativas se referem às atividades de exploração, produção e abastecimento, com base em dados levantados para a edição de 2021 do anuário da federação. E é nesse ponto que se espera a mão do Governo Federal para garantir a política de conteúdo local.

Para ampliar o número de empregos na indústria naval e fortalecer o setor, há um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), PL 4698/201, que cria a Política Estadual da Economia do Mar no Rio de Janeiro.

A proposta busca orientar as atividades econômicas, de forma racional e sustentável, com promoção de vagas e crescimento financeiro. Pelo texto, o projeto sugere que o Poder Executivo promova e fortaleça um Cluster Produtivo e Tecnológico, capaz de conduzir o desenvolvimento ao longo dos próximos nove anos para reverter o quadro atual de estagnação do setor. O projeto já foi apresentado ao governador Cláudio Castro.

Vamos debater ações que gerem oportunidades de desenvolvimento de maneira efetiva. A nossa região – Sul Fluminense e Costa Verde – é uma fábrica de talentos e os bons profissionais estão no mercado de trabalho. Agora, o que precisamos é oportunizar aos jovens a capacitação profissional para ocupar esses empregos.

Além da Brasfelts, em breve, duas iniciativas vão gerar um número considerável de empregos na nossa região: as obras de duplicação da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, e a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3. Esses dois assuntos, no entanto, vamos deixar para uma próxima coluna.

Geraldinho do Gelo é empresário 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!
close