Educação Volta Redonda

Jovem de comunidade de Volta Redonda passa em Medicina na UERJ


Por Tribuna

Essa é uma daquelas histórias que prova que todos sonhos são possíveis. Basta acreditar e fazer o necessário para alcançá-los. João Pedro Fernandes, de 18 anos, morador do bairro Belo Horizonte, comunidade carente de Volta Redonda, não mediu esforços. Ele foi aprovado no curso de medicina na UERJ (Universidade Estadual do Estado do Rio), um dos mais concorrido do país.

Sempre estudou na rede pública de Volta Redonda, o novo universitário enfrentou uma verdadeira maratona diária para conquistar uma das vagas do curso mais concorrido da instituição. No processo de 2019, foram 104 vagas e mais de 8 mil concorrentes  — dando uma média de 77 candidatos por vaga no curso.

As dificuldades não foram obstáculos, mas um incentivo. Não foi fácil, com estudos de segunda-feira a domingo, conforme ele conta em entrevista ao TRIBUNA.  

— Eu sempre sonhei em fazer medicina desde criança. Eu falava que queria ser médico e,  quando cheguei ao Ensino Médio, percebi que teria que me esforçar bastante pra passar já que é o curso mais concorrido — contou o jovem, que estudou do 6º série ao 3° ano do ensino médio no Colégio Delce Horta, no Aterrado.

A primeira etapa da maratona diária era das 7 às 11h40 na escola de Ensino Médio. A tarde, ele dedicava aos estudos em casa: ao menos três horas por dia. Mas o esforço não parava por aí.

À noite, mesmo exausto, frequentava o pré-vestibular Cidadão, do MEP, um projeto social no qual professores voluntários ministram suas aulas gratuitamente. Lá, as atividades começavam às 18h40 e iam até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.

Mas, quem pensa que o final de semana de João Pedro era para descansar, está enganado. Aos sábados, ele se dedicava ao curso de redação e, aos domingos, refazia provas anteriores do Enem e da UERJ.

O prazer de estudar, junto ao desejo de realizar o sonho, era os incentivos para não desistir. O jovem não poderia de deixar um recado para aqueles que tem o mesmo sonho e aconselha:

— Quero dizer que, apesar de todas as dificuldades, principalmente de nós (estudantes de escola pública) morando longe da escola, do pré-vestibular e de todo descaso público é possível chegar lá. É um caminho difícil, injusto e cansativo, mas é possível — disse João Pedro, que prosseguiu:

“Temos que ter em mente que a universidade pública é o nosso lugar e não podemos desistir, de forma nenhuma, de chegar até lá”.

Embora ainda não tenha se matriculado no curso, por conta da suspensão das atividades da universidade devido à pandemia do coronavírus, ele já tem até em mente qual será a sua especialidade na medicina: cirurgião cardíaco. Alguém tem dúvidas que João Pedro conseguirá?

 

10 Comentários

    • Danielle 11:17

      Vai em frente, que Deus vai abrindo porta, onde não tem..

    • Joana 13:18

      Parabéns e muito sucesso! Com certeza será um excelente cirurgião!
      Basta ter força e fé que todos os objetivos serão alcançados!

    • Aires 13:49

      Meus parabéns que orgulho para sua família

    • Adna 14:54

      Muito bem.Dedicação é Tudo.Parabéns p vc,TODOS os Professores e certamente sua Família.Deus te encha de gratidão.Bj

      • Deoclecio Silva 20:40

        Fico imensamente feliz e orgulhoso em saber desta bela notícia em que estamos sendo representados por um jovem que apesar de tantos obstáculos à frente, com imensos esforços, tanto de seus pais, familiares e amigos, está alcançando seus objetivos, na realização de seus sonhos! Parabéns e que Deus te abençoe nome de Jesus!!!

    • Rosângela 16:08

      Depois disso tudo que eu li, dessa perseverança,ele vai muito longe ainda,e será com certeza um dos melhores cardiologistas esse país!!
      Fico feliz por ele, está realizando um sonho de criança!!
      Deus abençoe a sua tragetoria rapaz🙌🙌

    • Rita Aparecida Mageste Ferreira 21:12

      Parabéns João Pedro. Você é motivo de orgulho para todos: Professores, Pais, Amigos. Sei que sua luta foi grande para chegar até aqui. Sei que terá muitas ainda pela frente, mas quem te conhece sabe que: garra, determinação, coragem, vontade, esforço, dedicação, etc. faz parte de sua vida e tenho certeza garoto você vai longe! Parabéns!!!

      • Tatiane A Soares 00:00

        Parabéns João você é exemplo!!!! Você vai longe

    • Cris 21:32

      Tô muito orgulhosa de vc João Pedro ,vc e um exemplo,como e difícil conseguir uma profissão bem sucedida no Brasil,tem q lutar p estudar enquanto poderia ser diferente,vc fez sua parte e Deus te deu inteligência e ânimo pq não e fácil, é cansativo estudar tanto assim.eu não te conheço mas Deus te conhece vc e merecedor e vai concluir seu objetivo .muito orgulho de vc . parabéns .
      Vitória p vc.bjs

    • Vandair Silva 05:22

      Quero aqui parabenizar o ensino do map e dizer para o jovem Pedro que Deus continue abençoando sua carreira e colocando sobre suas mãos bençãos sobre bençãos que ele foi escolhido para uma bela profissão são para vidas e que ele continua na direção do aparelho mais dedicada a nossa vida meu coração e o amor a persistência de querer muito você de uma família muito humilde e quero dizer os pais dele com muito orgulho Parabéns papai Parabéns mamãe que Deus deu sonhos para o teu filho tudo aquilo que você sonhou e tem um tudo sempre de morar em bairro como vocês moram e daí sair um bom cardiologista para mexer com a emoção de todos emoção por que o coração bate de alegria e de felicidade bate até quase parar mas ele vai estar para reviver esse coração esse coração ele tá escolhendo para ele bater Pedro vai em frente que Deus continue abençoando a porta sobre porta para você e não desanima o dia que você pensar e o dia terminou ele não terminou ele está apenas começando fiz apenas para Deus eu estou contigo espero que o senhor esteja comigo todos os dias eu quero te agradecer pelo dom da vida que o senhor está colocando na minhas mãos são muitos eu creio eu vou formar e vou retornar aqui para dar meu testemunho que Deus é comigo para sempre desde já Pedro eu derrame bençãos sobre a tua vida poderosamente que você consegue você já conseguiu em nome do Senhor Jesus tá que deus te faça você este homem brilhante como céu uma lua como raio de sol beijo no seu coração continuando a sua meta tudo é possível.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!