Colunas

Capacitação para uma aposentadoria ativa



Por Geraldinho do Gelo 


O aumento da expectativa de vida é um desafio mundial que atinge tanto os países desenvolvidos quanto aqueles em desenvolvimento, embora a maior diferença entre eles resida na esfera econômica.

A preocupação, para os países como o Brasil, está em assegurar recursos suficientes para pagar pensões dignas e, ao mesmo tempo, garantir os serviços de saúde a uma população de idosos que aumenta vertiginosamente e cujos tratamentos têm custos maiores.

Todas essas projeções são preocupantes, pois os recursos não serão suficientes para garantir o bem-estar da população que está envelhecendo. Assim, uma série de medidas com a participação de todos os setores da sociedade precisa ser adotada.

É necessário garantir a mobilidade, a independência e a saúde dos trabalhadores e aposentados à medida que envelhecem. Para isso devem ser desenvolvidas políticas e ações que atendam as necessidades de atualização dos trabalhadores mais velhos, da flexibilização de horários de trabalho, da redução dos preconceitos quanto à idade (ageismo ou idadismo) e harmonia nas equipes intergeracionais e da promoção dos programas de preparação para a aposentadoria para aqueles que desejam ou precisam continuar com alguma atividade profissional.

A chave para esse desafio está na educação ao longo da vida (lifelong learning) – processo que prevê a educação tanto para a continuidade quanto para a saída do mercado de trabalho (França & Stepansky, 2005). Como foi enfatizado por Holzmann (2002), a educação ao longo da vida, ou LLL, permite o acesso das pessoas à aprendizagem quando elas mais precisam, e não por terem atingido uma certa idade.

É um processo que engloba o aprendizado formal (escolas, instituições de treinamento, universidades), o aprendizado não-formal (treinamento no trabalho) e o treinamento informal (família e comunidade), estendendo-se da infância à aposentadoria.

Geraldinho do Gelo é empresário e desenvolve ações sociais no Sul Fluminense. 

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!
close