Cidades

Pitbull ataca seis crianças em escola municipal no Rio




Um pitbull atacou seis crianças na Escola Municipal Liberdade, em Santa Cruz, na Zona Oeste, na manhã desta quinta-feira (22). Os alunos tiveram ferimentos leves nos pés e receberam atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João XXIII, no mesmo bairro. Eles receberam alta e foram encaminhados para a Policlínica Lincoln de Freitas Filho para serem imunizadas com a vacina antitetânica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o cachorro invadiu a escola no horário de entrada, no momento em que as crianças acessavam a unidade. Agentes do 27º BPM (Santa Cruz) realizaram buscas pelo tutor do cão na região, mas, até o momento, ele não foi identificado.

O secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, informou que o pitbull foi levado ao Centro de Controle de Zooneses. O animal será castrado, vacinado e passará por leitores para saber se é possível identificá-lo.

“Se for microchipado, facilmente chegaremos ao tutor. Temos recebido muitas denúncias de animais abandonados, principalmente da raça pitbull, botando em risco a vida de outras pessoas. Eu faço um apelo para que não abandonem animais. O abandono é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão”, alerta o secretário.

No Rio de Janeiro, a legislação obriga que cães da raça pitbull, assim como outras consideradas perigosa – fila, doberman, rottweiler -, circulem com focinheira, guia e coleira em locais públicos. A lei também determina que os tutores desses animais sejam maiores de 18 anos.

Nas redes sociais, moradores criticaram o responsável pelo cachorro. “Cachorro não tem culpa, mas sim os donos. Esses têm que ter responsabilidade e serem punidos, mas não o animal. Sinto pelos alunos, mas o animal não pode ser maltratado”, escreveu um usuário.

“Não julguem o animal, e sim o tutor. Conheço pitbull manso, mas criado com amor e atenção. Quando o tutor o despreza, deixa preso sem alimento e água, o coitadinho sai furioso. Lamentável”, comentou outro.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!