Outros

VR: ‘Conexão Mega Cidadania’ retorna à Vila Santa Cecília




Um grande público esteve presente na manhã e início da tarde deste sábado (29) na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, para utilizar e aproveitar os serviços e atividades oferecidos pela mais recente edição do “Conexão Mega Cidadania”, realizado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Antes, na quinta-feira (27), os moradores do Santa Cruz e bairros próximos foram contemplados com a edição anterior da iniciativa, que teve o apoio, na esfera municipal, das secretarias de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Educação e Cultura.

Quem esteve na Vila neste sábado teve acesso de forma gratuita a serviços e atividades como emissão de documentos – entre eles, a 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade e certidões de nascimento, óbito e casamento –, atualização e inclusão no CadÚnico (Cadastro Único, do governo federal), emissão da Carteirinha do Idoso, cadastro de currículos e emissão do Cadastur, do Ministério do Turismo. Foram realizados, ainda, atendimentos de saúde, que incluíram vacinação contra HPV, influenza e outras doenças, além de orientações sobre higiene bucal e escovódromo.

Moradora do Eucaliptal, a auxiliar administrativa Maria Eduarda Meireles Schwartz aproveitou o Mega Cidadania para se registar no CadÚnico, pois não conseguia durante os dias úteis por conta de seu horário de trabalho.

“Eu até fui a uma unidade do Cras, mas não tinha toda a documentação necessária, e uma das funcionárias me falou do Mega Cidadania, que foi muito bom porque me ofereceu a oportunidade de fazer o Cadastro Único. E é muito rápido, fiquei menos de cinco minutos na fila antes de ser atendida, e agora vou poder matricular meu filho na creche.”

*Mais atividades*

O público também teve acesso a serviços como corte de cabelo e tranças afro, e os interessados em participar da EJA (Educação de Jovens e Adultos) puderam fazer sua inscrição durante o evento. Houve, ainda, distribuição de colares de girassol para identificação de pessoas com deficiência oculta, oficinas de grafite e robótica, apresentação de teatro infantil, shows ao vivo e a presença da Biblioteca Sobre Rodas. A iniciativa também promoveu a inclusão social, com a Patrulha do Idoso, feira de adoção de cães e gatos e agendamento para castração de animais.

O comerciante Edgar Ferreira, que mora no Vila Rica, aproveitou para se divertir com o filho Gael. “Muito boa essa iniciativa, pois podemos trazer a família, curtir a criançada, estamos adorando este sábado. Trabalhamos a semana toda, então precisamos ter um momento de lazer. Estão de parabéns, que continuem com esses eventos”, disse.

*Cidadania e inclusão social*

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou a importância do “Conexão Mega Cidadania” como instrumento de acesso à cidadania, inclusão social e qualidade de vida para a população. “É uma iniciativa que sempre atrai um grande público não apenas na Vila, mas também nos bairros em que foi realizada. Sabemos que a população, muitas vezes, não consegue tempo, durante a semana, para resolver algumas pendências devido ao trabalho e outras responsabilidades, e o ‘Conexão Mega Cidadania’ é a oportunidade perfeita para o acesso a esses serviços.”

O deputado estadual Munir Neto, um dos parceiros do projeto, enfatizou que a cidadania só se torna realidade com a inclusão de todos. “Fico muito feliz por ver tantas pessoas tendo acesso a esses serviços e atividades, e de forma gratuita. Sempre foi um compromisso nosso que Volta Redonda fosse referência em assistência social, saúde, lazer, cultura, educação, e essa iniciativa é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmou.

O prefeito Antonio Francisco Neto também comentou o sucesso de mais uma edição do Conexão Mega Cidadania. “Sempre digo que nosso objetivo é fazer de Volta Redonda a cidade em que todos sonhamos viver. Mas isso só é possível se todos puderem ter acesso a serviços tão essenciais quanto o que oferecemos aqui, neste sábado, que são essenciais para a pela cidadania e inclusão social. Parabéns a todos que ajudam a tornar esse evento realidade, e um sucesso absoluto.”

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!