Único filho homem do presidente Jair Bolsonaro que ainda não entrou na política, Renan Bolsonaro , de 20 anos, parece ter o mesmo apreço pelas redes sociais que seu pai e seus irmãos. Ele é morador de Resende.
Mas em vez de falar de política, o foco de Renan é videogame. O garoto tem colecionado fãs transmitindo ao vivo partidas de League of Legends (LoL), um dos jogos mais populares do mundo, cujas partidas chegam a demorar cinco horas, e adotou o apelido de ” Bolsokid “.
Renan tem contas em todas as principais redes sociais, inclusive no Twitch, uma plataforma de transmissões de vídeos ao vivo. No Youtube, ele trata com bom humor a relação com o presidente da República. “Filho do Bolsonaro joga LoL?” é o título de um vídeo, uma edição de “melhores momentos” dos seus jogos.
Além de adotar o apelido “BolsoKid”, Renan se apresenta com um avatar, um desenho, em que é um personagem que sempre usa terno azul e gravata preta. Em novembro de 2018, ele foi fotografado com esses trajes ao lado dos irmãos Eduardo e Flavio numa cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF) com o ministro Dias Toffoli.
Em geral, Renan joga LoL em grupo com amigos, que formam o clã “Liga dos Mitos”.
Nos poucos vídeos não dedicados ao LoL, comenta questões com seguidores em tempo real, assiste a vídeos de humor — como a série “Zumbis em Brasília”, animação em que os candidatos às eleições presidenciais do ano passado enfrentam um mundo pós-apocalíptico — e joga outros games. A uma transmissão no último dia 7, em que disputa uma partida do jogo de tiro Counter Strike, deu o nome “Fuzilando a Petralhada do CS”. Em 3 de setembro, Bolsonaro usou essa frase durante um ato de campanha em Rio Branco, no Acre, enquanto segurava o tripé de uma câmera como se fosse uma arma.
Apesar do nome do vídeo, Renan não faz nenhum comentário político durante os três minutos e meio de sua participação no jogo.
O youtuber Gabriel Pimenta — apelido Pimpimenta — jogou uma partida de LoL com Renan em novembro do ano passado. Gabriel é um dos maiores youtubers que falam sobre este jogo no Brasil. O vídeo “Joguei Duo com Renan Bolsonaro, talkei?” alcançou 400 mil visualizações. “Duo” é quando ambos estão no mesmo time em uma partida. Gabriel conta que até então não conhecia Renan.
‘Passa fome’ no jogo
— Não nos conhecíamos, um dia estava no Instagram e vi que ele me seguia, uma galera também havia pedido para jogar com ele. Um dia chamei e foi muito massa! Gostei muito de jogar com o Renan, ele é muito gente fina e engraçado, mas ele passa um pouquinho de fome com o Maokai Suporte — conta o youtuber.
“Passar fome”, na linguagem do jogo, é não jogar bem, Maokai é um dos personagens e Suporte é uma das funções que o jogador cumpre na partida.
Nessa movimentação pelo mundo virtual, Renan joga também Spore, um jogo em que você acompanha a evolução de uma espécie e se diverte com um ser animado que parece um Minion – da série de filmes “Meu Malvado Favorito”. Ali, dá ao planeta o nome “Bolsominion”, apelido que ganharam os eleitores de seu pai.
No jogo, ele se diverte com as formas nada convencionais do boneco.
Pai “mão de vaca”
Em outros vídeos, Renan faz revelações mais pessoais. Diz que o pai é “mão de vaca” e atribui a ele o fato de não ter ainda o Grand Theft Auto (GTA), game em que o jogador assume o papel de assaltantes e matadores. Também reclama que não tem “um bom editor de vídeo”.
Renan já tem um pequeno fã-clube. No Instagram, são 138 mil seguidores. Em uma conta, o FC Bolsonaro Jr., exalta fotos do rapaz. Renan não deixa como pública a informação se namora ou não.
Ainda longe da política, o caçula entre os filhos homens do presidente estuda Direito. A caçula do presidente é Laura, de 8 anos, fruto do casamento com a primeira-dama Michelle. Flávio, Carlos e Eduardo são filhos de Bolsonaro com a primeira esposa, Rogéria.
Reportagem: Thiago Aguiar, O Globo.