Poucos pessoas perceberam, mas o samba da Mangueira, campeã do Carnaval 2019, é também uma homenagem aos três operários mortos na Greve de 88, em Volta Redonda. A revelação foi feita, com exclusividade ao TRIBUNA, por um dos compositores da letra, Ronie Oliveira.
“Quem foi de aço nos anos de chumbo: Willian, Barroso e Walmir. Presentes!”, disse o Ronie.
Os três operários foram mortos em 9 de novembro de 1988 após o exército invadir a Usina Presidente Vargas, da CSN, em Volta Redonda, durante a greve organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos.
Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira, exaltou o enredo “História para ninar gente grande”:
“A voz do povo é a voz de Deus. Essa voz que tá cantando hoje está calada há muito tempo. O enredo da Mangueira é para despertar isso”, disse o carnavalesco.
Leandro também fez questão de exaltar a comunidade representada pela agremiação:
“A Mangueira merece esta festa. A Mangueira é uma escola que faz carnaval para representar uma comunidade importante”, continuou Leandro
