Por Tribuna
A maior parte das agências bancárias de Volta Redonda amanheceu nesta sexta-feira (3) com filas, principalmente de idosos – grupo de risco do Codiv-19
Já prevendo a alta demanda dos bancos nos dias de pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) recomendou que as agências adotem um horário de funcionamento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências.
A intenção é evitar a propagação da COVID-19 entre as pessoas dentro do grupo de risco. Mesmo assim foi registrado filas.
Na agência do Itaú, no Retiro, duas viaturas da Guarda Municipal estiveram no local. Eles orientaram os idosos a voltarem para casa e realizarem as questões via internet Porém, muitos deles, não sabem mexer nos aplicativos de celular.
— Preciso sacar minha pensão e pagar as contas. Não sei mexer nessas novas tecnologias — disse a senhora Sebastiana Silveira, 73 anos, na fila da agência da Caixa Econômica da Vila Santa Cecília.
De acordo com a nova grade de horários, as instituições bancárias vão abrir às 9h para atender as pessoas desse grupo. A partir das 10h, o público em geral poderá utilizar as mesmas unidades bancárias. Além disso, as agências devem agir em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no local.