O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), votou a favor da proposta que amplia o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus (PL 873/2020). O texto aprovado nesta quinta-feira (16) segue agora para análise dos senadores.
O substitutivo inclui na lista de trabalhadores informais que terão direito ao auxílio como, por exemplo, os vendedores porta a porta, esteticistas, agricultores familiares, quem atua na economia solidária e pescadores artesanais que não recebam o seguro-defeso.
“O auxílio emergencial é muito importante neste momento de pandemia. E o máximo de trabalhadores que ele puder alcançar será melhor para as famílias”, comentou o deputado.
Conforme o substitutivo, qualquer pessoa provedora de família monoparental receberá duas cotas do auxílio emergencial, ou seja, R$ 1200. Anteriormente essa regulamentação valia apenas para mães chefes de família. O conteúdo aprovado também veda que instituições financeiras responsáveis pelo pagamento efetuem descontos a pretexto de recompor saldos negativos ou saldar dívidas.