Por volta das 12h, os agentes receberam denúncia anônima sobre dois passageiros de um ônibus da linha São Paulo/Rio de Janeiro, que estariam com bolsas muito pesadas e agindo de forma suspeita, aparentando estarem nervosos. Com essas informações, a equipe do Posto de PRF de Caiçara, no km 227 da Dutra, em Piraí, se preparou para abordar o ônibus e averiguar a denúncia.
Às 13h30 o ônibus foi abordado, tendo a equipe encontrado 4 bolsas cheias de mechas de cabelos humanos, identificando como responsáveis pela bagagem dois passageiros, que são irmãos,lde 24 e 32 anos. Eles alegaram que estavam transportando 130 quilos do material sem a devida documentação fiscal para transporte da mercadoria.
Com isso, os dois irmãos foram detidos por transportar mercadoria sem nota fiscal, sendo a mercadoria apreendida, e a ocorrência encaminhada ao posto fiscal da Receita Estadual de Nhangapi. No local, os cabelos foram apresentados à um auditor fiscal da Receita Estadual para que fossem tomadas as devidas medidas de ordem tributária.
O valor estimado da mercadoria apreendida varia entre 60 a 120 mil reais, dependendo da qualidade do cabelo.