Por Tribuna
O novo Mapa de Risco da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que 12 cidades do Sul Fluminense estão com bandeira vermelha (alto risco de contágio). Antes, na atualização anterior, apenas Angra e Paraty estavam nessa bandeira. Por outro lado, Volta Redonda, Barra Mansa e Resende estão no risco moderado, com a bandeira laranjal (veja o mapa abaixo).
As novas cidades com alto risco de contágio são: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.
No geral, o Estado do Rio manteve a bandeira vermelha, embora menos regiões (e um percentual menor da população fluminense) estejam nesta condição. A análise compara a semana epidemiológica 50 (de 6 de dezembro a 12 de dezembro) com a 48 (de 22 a 28 de novembro).
As regiões Metropolitana I, Noroeste e Baía de Ilha Grande ficaram na bandeira vermelha, e as regiões Médio Paraíba e Baixada Litorânea permaneceram na bandeira laranja.
A região Serrana, que estava na bandeira vermelha (alto risco para a doença) na edição anterior do mapa, foi a que registrou a melhor evolução, passando direto para a bandeira amarela (baixo risco).
A Região Norte Fluminense evoluiu da bandeira vermelha para a laranja (risco moderado), e a Região Metropolitana II melhorou da laranja para a amarela.
Segundo a SES as últimas semanas epidemiológicas do ano são impactadas pelos feriados nacionais e mudanças de gestão no âmbito municipal, refletindo em um menor registro das notificações. Sendo assim, algumas regiões podem ter apresentado uma baixa notificação que ocasionou uma redução que não representa a realidade.