Os profissionais de Educação de Barra Mansa entraram em greve nesta terça-feira (22) após a retirada de 75% da regência do salário base da categoria. A matéria foi aprovada na Câmara Municipal por 17 a 2. Dois atos em frente à prefeitura estão marcados para hoje: um às 9 horas e outro às 15 horas.
Na quarta-feira (23), no período da manhã, os profissionais farão uma panfletagem na antiga estação (Gare) e na feira do Jardim das Preguiças. À tarde, os professores vão percorrer escolas com a concentração no bairro Roberto Silveira e seguindo em direção à prefeitura.
As manifestações não param por aí. Na quinta-feira (24), eles farão uma panfletagem na Rua do Lazer, no Centro da cidade, onde também será realizada uma assembleia. “Não tem arrego. Você (prefeito Rodrigo Drable) reduz nosso salário, nós tiramos seu sossego”, diz o lema do movimento grevista.
Nas redes sociais, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, disse que deu o piso salarial da categoria e mais 95% de regência, o que – segundo Drable – impactou em 38% de aumento. Em 2022, o governo federal aumentou o piso salarial em 32%, segundo o prefeito. Neste ano, ainda conforme disse Drable, foram dados mais 8%, totalizando 46%.
“O que eles querem é o nosso aumento e mais o do governo federal. Não há dinheiro para isso”, disse Rodrigo Drable. Hoje o piso salarial dos professores é de R$ 4,2 mil para 40 horas trabalhada. Porém, a maioria trabalha 20 horas – portanto um vencimento de R$ 2,1 mil.