Mais de 200 aves silvestres foram apreendidas na noite desta quinta-feira (4) na Via Dutra, em Barra Mansa. Os animais estavam num automóvel – Nissan March – quando foi abordado no altura do 289 km, na pista sentido Rio de Janeiro. As informações foram passadas pela Polícia Rodoviária Federal.
Segundo os agentes, ao ser abordado, todos os vidros do veículo estavam entreabertos. Os policiais sentiram um forte odor característico com fezes de pássaros e, ao observar o interior do veículo, foram avistadas diversas pequenas caixas com orifícios – utilizados em tráfico de animais.
O motorista do carro, de 58 anos, contou aos policiais que comprou os animais em Minas Gerais e estaria transportando para sua casa, em Nilópolis. A intensão era vender as aves na feira livre de Duque de Caxias. Os animais recolhidos foram trinca-ferro, tico-tico, coleirinho.
Técnicos da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) foram chamados para dar a primeira assistência aos animais – com a viagem, alguns deles não resistiram e morreram na estrada. Em seguida, os animais serão levados Centro de Triagem de Animais Silvestre de Seropédica.
Já o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer em juízo quando for intimado. Ele responderá pelo crime ambiental em liberdade.