O Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) completa 44 anos neste sábado (6), e a instituição preparou durante a semana um cardápio especial para os animais a fim de comemorar a data. Aves, primatas e felinos receberam bolos de frutas, patês e trouxinhas de carne e sementes, todos preparados com ingredientes naturais e respeitando a dieta indicada para cada espécie.
O diretor do Zoológico Municipal, Jadiel Teixeira, destacou a importância de atividades que usem alimentos especiais, conhecidas como enriquecimento alimentar, para o bem-estar dos animais. “Além de garantir variedade nutricional, elas estimulam os sentidos, despertam comportamentos naturais de busca por alimento e promovem exercício físico e mental. Dessa forma, os animais permanecem mais ativos, saudáveis e com melhor qualidade de vida, aproximando sua rotina das condições que teriam na natureza”, declarou.
“Os 44 anos do Zoológico Municipal representam uma trajetória de dedicação à conservação da fauna, à educação ambiental e ao lazer da comunidade. Esse marco simboliza o compromisso contínuo do Zoo-VR com a proteção dos animais, o acolhimento de espécies resgatadas e o desenvolvimento de projetos que aproximam a população da natureza, reforçando sua importância história e cultural para a cidade”, finalizou o diretor.
*O Zoo-VR*
O Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda é o único público do país com entrada gratuita. Está situado numa área de mais de 150 mil metros quadrados na Rua 93-C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. Além de 300 animais de várias espécies, o Zoo-VR oferece espaço para piquenique, parquinho para as crianças – que inclui brinquedos para Pessoas com Deficiência (PCDs) – e área verde para o lazer no entorno da Floresta da Cicuta. O Zoológico Municipal de Volta Redonda funciona de terça a domingo, das 8h às 16h30.
“O Zoológico Municipal de Volta Redonda é um espaço fundamental para a cidade. Ele cumpre papel social e ambiental, oferecendo lazer acessível à população, promovendo educação ambiental para crianças e adultos e apoiando a conservação da fauna silvestre por meio do acolhimento de animais resgatados”, afirmou Jadiel.
O local conta, ainda, com um Recinto de Imersão com cerca de 750m², que permite contato direto com os animais durante visitas guiadas para pequenos grupos de pessoas. O local é todo telado, tendo duas salas com três portas para que as pessoas possam entrar sem que as aves escapem.
*Outras atrações*
Outro atrativo do Zoo-VR é o “Pesque e Não Pague”, projeto da prefeitura em que maiores de 60 anos e aposentados podem pescar gratuitamente às segundas-feiras, das 7h às 16h, quando o zoológico fecha para manutenção. O projeto conta com espécies como tilápia, tambaquis e traíras.
Além disso, o anfiteatro “Arca do Saber” recebe crianças e visitantes para apresentações culturais, como teatro e contação de histórias. Os eventos, em sua maioria, são oferecidos de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com apoio de outras instituições da região.
*Programa de reabilitação de animais*
O Zoológico Municipal conta ainda com um programa de reabilitação. Animais resgatados após acidentes ou frutos de doações voluntárias – motivadas pela ilegalidade de manter um animal silvestre em cativeiro –, recebem tratamento médico veterinário adequado e depois são reinseridos na natureza.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR