Uma operação conjunta das forças de segurança na tarde desta quinta-feira (2) resultou na prisão de três suspeitos, apreensão de um adolescente e na retirada de armas, drogas e equipamentos de comunicação das mãos do crime organizado em Barra Mansa. A ação aconteceu na Rua São João, no bairro São Judas Tadeu, região conhecida pelo intenso tráfico de drogas.
Coordenada pelo Comandante da Companhia, 2º Tenente Carolino, a operação contou com o apoio das equipes do GAT II, PAMESP Meta Verde, BAC, GAM e da 90ª Delegacia de Polícia. Segundo informações da polícia, a operação visava o cumprimento de mandados e repressão ao tráfico na região.
Prisões e Apreensões
Durante a incursão, a equipe localizou um suspeito, 27 anos, conhecido como “Batatinha”, apontado como liderança do tráfico local e supostamente foragido. Apesar de não portar materiais ilícitos no momento da abordagem, foi conduzido à delegacia. Lá, constatou-se que o mandado contra ele havia sido revogado, e ele foi liberado após ser ouvido.
Em outro ponto do beco, dois suspeitos — um jovem, 23 anos, vulgo “VT”, e um adolescente de 16 anos, conhecido como “Mascote” — tentavam fugir pulando telhados. Eles foram detidos em uma casa abandonada. No imóvel, os policiais encontraram um revólver calibre .38 com cinco munições intactas escondido dentro de uma caixa acoplada ao vaso sanitário, além de um caderno de anotações do tráfico. Nas telhas por onde os suspeitos passaram, havia uma sacola com rádio comunicador, bases e baterias.
A operação também levou os policiais até a residência de outro homem, 26 anos, o “Ju”, após denúncias de que o local funcionava como ponto de armazenamento de drogas. Ele autorizou a entrada da equipe e indicou onde o entorpecente estava guardado. Foram apreendidos 51 pedaços de maconha, e ele foi preso em flagrante.
Materiais Apreendidos
- 1 revólver Taurus calibre .38 com numeração suprimida
- 5 munições calibre .38
- 51 pedaços de maconha
- 1 rádio comunicador
- 3 bases de rádio
- 3 baterias
- 1 caderno com anotações do tráfico
- 3 celulares
Enquadramentos Legais
- “Batatinha”: Liberado após constatar que seu mandado estava revogado.
- “VT”: Preso por porte ilegal de arma (Art. 16 da Lei 10.826/03), associação para o tráfico (Art. 35 da Lei 11.343/06) e corrupção de menor (Art. 244-B do ECA).
- “Mascote”: Apreendido por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma (Art. 16) e associação para o tráfico (Art. 35).
- “Ju”:Preso por tráfico de drogas (Art. 33) e associação para o tráfico (Art. 35).