Uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar, realizada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, terminou com 117 mortos, segundo balanço oficial divulgado pelas autoridades. Entre as vítimas está Alexsandro Bessan dos Santos, de 51 anos, natural de Barra Mansa, no Sul Fluminense, conhecido pelo apelido de “Prejudicado”.
De acordo com informações preliminares, 109 dos 117 corpos já foram reconhecidos. A lista inclui 54 pessoas oriundas de outros estados brasileiros, o que reforça a suspeita de que integrantes de facções criminosas de diversas regiões estariam atuando em conjunto nas comunidades cariocas.
Entre os mortos vindos de fora do Rio estão:
- 15 do Pará
- 9 do Amazonas
- 11 da Bahia
- 4 do Ceará
- 7 de Goiás
- 4 do Espírito Santo
- 1 do Mato Grosso
- 1 de São Paulo
- 2 da Paraíba
Durante a ação, também morreram quatro agentes de segurança: dois policiais civis e dois militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais). Um dos militares era natural do Sul Fluminense.
A operação resultou ainda na apreensão de 91 fuzis, 26 pistolas, um revólver e cerca de uma tonelada de drogas. Segundo as polícias, o objetivo era desarticular uma aliança entre facções criminosas que atuam no Rio e em outros estados.
As investigações continuam para identificar os demais mortos e apurar as circunstâncias de cada confronto. Organizações de direitos humanos pediram transparência na apuração e questionam o elevado número de vítimas.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro ainda não divulgou o balanço final das prisões, mas classificou a ação como “uma das maiores ofensivas contra o crime organizado no estado nos últimos anos”.
