Um ônibus, sem motorista, desceu a ladeira de ré e bateu no muro de uma casa na tarde desta sexta-feira (15) em Volta Redonda. O acidente aconteceu na Rua Angra dos Reis, no bairro Siderlândia, onde fica um dos pontos finais da Viação Sul Fluminense. O Corpo de Bombeiros informou que ninguém ficou ferido.
Segundo a Defesa Civil, os agentes receberam informação de que a moradora não conseguia sair da residência por causa dos escombros e do veículo que impediam a passagem e foram ao local para avaliar os danos. A casa não foi interditada.
Por volta de 14h30, funcionários da viação faziam a limpeza do lugar. Até a publicação desta reportagem, não havia informações do motivo que o ônibus teria perdido o freio. (Reportagem: portal G1)
NOTA DA VIAÇÃO SUL FLUMINENSE
O ônibus estava estacionado no ponto final chamado de belinha. Quando o motorista ligou o veículo para fazer ar no motor e ativar o sistema pneumático do veiculo, ele esqueceu de acionar o freio de emergência.
Assim, quando o carro completou o ar nos sistemas com o freio de mãos desativado, o eixo fica solto que ocasionou a deslocamento do veiculo pois se tratava de uma inclinação. O motorista assumiu o erro.
O correto é acionar o freio de emergência (conhecido com freio de mão) antes de ligar o veiculo para fazer ar. O motorista é recém contratado e passará por um curso de reciclagem no Sest Senai.