Volta Redonda

VR: 33 anos do bairro Padre Josimo, com muito orgulho!



Por Tribuna

“São casas simples, com cadeiras na calçada e na fachada escrito em cima que é um lar (…) Me dá uma inveja dessa gente que vai em frente sem nem ter com quem contar”. Os versos da música “Gente Humilde”, de autoria de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, descrevem bem o início do bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, que neste final de semana completa 33 anos.

São gente simples, honestas e trabalhadores como a dona Maria de Fátima da Silva, de 61 anos. Chegou em Volta Redonda há trinta anos e encontrou um pedaço de terra que pertencia ao extinto BNH (Banco Nacional de Habitação), em 1986. Era área de posse que cresceu e tornando-se um bairro que hoje tem seis mil pessoas.

“Casei, meu marido veio trabalhar em Volta Redonda e hoje não saio do bairro. Criei meus filhos aqui e os meus netos vem me visitar todos os finais de semana”, conta a senhora mineira de Juiz de Fora. “Trabalhava fora, numa época que não era tão comum, para ajudar o meu marido. Assim, no aperto financeiro, conseguimos criar três filhos”, disse ela, com vergonha, preferiu não posar para foto para esta reportagem.

Maria de Fátima não esconde o principal problema do bairro: criminosos, mas ela pondera: “Claro que há aqueles que seguiram o caminho errado, mas é a minoria”.

Divinéia tornou-se Padre Josimo (foto abaixo), uma homenagem ao um sacerdote que era defensor dos sem-terra e foi morto a mando de fazendeiros em maio de 1986, em Imperatriz (MA).

A festa de aniversário

Padre Josimo cresceu e merece uma festa de bamba e ela acontecerá na manhã deste sábado (25). A festa será na Praça Maria Izabel, na quadra coberta, e contará com a “Caravana da Cidadania”, das 9 às 12 horas.

Serão ofertados serviços gratuitos aos moradores. Entre eles, orientação em nutrição, exame de vista, aferição do colesterol e pressão, campanhas educativas e preventivas. Eles poderão participar de eventos esportivos acompanhados de profissionais cedidos por instituições e voluntários.

O público terá ainda poderá se divertir com jogo de tênis de mesa, dominó, damas, gincanas lúdicas com cama elástica, piscina de bolinhas, apresentações musicais e danças, oficina de artes, exposições fotográficas, artesanato, charges de artista locais, além da dança de rua e jogo de capoeira.

Além de diversas atividades de interação e promoção à cultura, o evento levará à população outros serviços de utilidade pública. Segundo os organizadores, serão agendados e emitidos documentos, confecção de currículos, varal de emprego com vagas disponíveis, atendimento jurídico, consultoria com um arquiteto, corte de cabelo e materiais educativos.

O evento está sendo realizado pelo Instituto de Combate à Vulnerabilidade Social com o apoio de diversas instituições, associação de moradores e comércio.

E com a benção do Padre Josimo.



 


3 Comentários

    • Zedequias de Almeida Guimarães 08:09

      Muito orgulho de morar aqui no bairro Padre Josimo, a 24 anos eu acompanho o crescimento dessa comunidade, várias pessoas se foram, e muitas pessoas vieram .
      Fiz vários amigos aqui, sempre acompanhei cada detalhe como o crescimento de várias coisas , casas , comércio, ruas praças , igrejas etc…… São bastante coisa.
      Agradeço a Deus por esses 33 anos de aniversário do bairro Jardim Padre Josimo Tavares , que Deus possa continuar com as mãos estendidas sobre a vida de cada morador , cada família e a cima de tudo em cima desse bairro sensacional.
      Obrigado meu Deus por fazer parte dessa história.
      Zedequias de Almeida Guimarães morador da Rua da conquista desde 1994..

    • Eu 21:38

      Hj tem baile funk na quadra em…

    • Joseline da Silva Santos Almeida 09:30

      Ah que legal! Lembro-me de quando não existiam casas. Íamos com meu pai e tio buscar esterco.
      Logo em seguida começaram as ocupações, o que trouxe muita preocupação aos moradores do Belmonte, pois não era costume em Volta Redonda.
      O bairro só trouxe crescimento aos arredores. O comércio do Belmonte melhorou, escolas foram criadas e o prefeito Baltazar começou a grande obra que foi feita no Padre Josimo e Belmonte.
      Parabéns aos moradores que fizeram crescer tão rápido tanto o bairro quanto os bairros ao redor.
      Na época houve muito preconceito com as pessoas que vinham de fora, principalmente quem vinha do Rio de Janeiro. Eram marginalizados pela população, mas, felizmente, o povo enxergou que era só um povo honesto querendo uma vida digna. Orgulho desse povo.
      Parabéns a todos que entenderam que o preconceito era desnecessário, pois os que chegaram foram os alavancadores do comércio e infraestrutura.
      Parabéns Padre Josimo! Prosperidade ao bairro!

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!