Outros

Dia dos amigos para os animais: o amor sempre vai muito além



Por Felipe Rodrigues

O dia do amigo não se aplica apenas aos humanos, afinal, os maiores e melhores amigos são os animais! Correto? Sim.

Uma das demonstrações do amor é o cuidado sem esperar nada em troca. Com o inverno, as atenções com os animais são essenciais e é de extrema importância os donos estarem atentos às necessidades deles.

No Dia do Amigo’, celebrado neste sábado (20), o TRIBUNA vai apresentar histórias de pessoas que vêem nos animais muito mais que um ser irracional.

Eles escolheram como função, trabalhar em prol desses seres que, sem dúvida, são melhores companhias que muitos humanos.



De acordo com o veterinário Bruno Siqueira de Freitas, de Volta Redonda, o inverno é uma época que pede cuidados especiais com os animais de estimação, já que estão mais suscetíveis a contrair e desenvolver doenças.


Melhorando a qualidade de vida dos mascotes


 Apaixonado por bichos desde criança, o veterinário Bruno Siqueira de Freitas, há 13 anos garantiu o diploma de médico veterinário. “Desde criança carrego comigo a paixão por animais e nunca tive outra opção em mente para cursar, sempre quis ser veterinário”, frisou.

Para aqueles que se preocupam com a saúde dos seus amigos de quatro patas, o veterinário afirma que as principais patologias comuns nessa época do ano são bronquite, bronquite alérgica, pneumonia, gripes.

— Os problemas respiratórios são os mais comuns, por conta do clima frio e seco. Os cuidados são simples, mas fazem total diferença na qualidade de vida deles, como trocar água com freqüência e reparar se o animal não está tendo falta de apetite. Qualquer sinal que ele apresente, de tosse, engasgo, apatia, a orientação é que o dono procure o atendimento médico veterinário imefiatamebte, ressaltou.

Em relação aos donos que costumam vestir seus mascotes, também vai um alerta.

— As roupas são indicadas desde que estejam constantemente limpas. Outro fator importante é observar se o animal não tenha nenhum tipo de alergia ou desenvolva, indicou.



A rotina do animal como passeios e banhos, pode ser mantida nesta época do ano, porém em quantidade e horário que garanta a saúde deles.

– Em caso dos passeios é melhor evitar os horários mais frios, sempre optando pela manhã. Já o banho, se for dado em casa, sempre usar água morna, em local livre de corrente de vento e secá-lo bem. Nunca dar mais de um banho semanal, somente se for recomendação médica veterinária, pontuou.


Amor animal

Há dois anos, Volta Redonda conta com um Conselho Municipal de Proteção dos Animais. Semanalmente são realizadas reuniões para discutir assuntos de interesse da causa animal. Ele é composto por entidades de proteção animal e setores do poder executivo municipal da Cidade do Aço. O principal objetivo do conselho é tratar diretrizes que garantam proteção e qualidade de vida para os animais do município, segundo explicou Monica Torres, secretária da entidade.

A secretaria ainda aponta mais duas entidades no qual ela é voluntária, o Instituto Planeta dos Animais, de Barra Mansa e o Planeta dos Animais.

-Nossa  maior dificuldade é encontrar abrigos para esses animais. Nenhum dos dois institutos possui, então trabalhamos em parceria com lares temporários para resgatar, castrar e doar esses animais, explicou.

Tendo em vista que o inverno é um período que castiga tanto os humanos quanto os animais, o conselho e os institutos apoiam e trabalham juntos, em prol das ações de protetores e voluntários que dispõe cuidar de animais, nesta época do ano.

Monica ainda explica que em relação aos animais de rua, existem dois tipos, os quem tem tutores e os que não tem.

-Além dos animais que estão totalmente em situação de abandonado nas ruas, existe também, aqueles que o tutor deixa solto. Isso acaba os colocando em risco, então orientamos a manter os animais seguros. Além de garantir sua segurança, o tutor também está se prevenindo de sofrer uma multa por parte da Secretaria de Meio Ambiente, baseadas em leis municipais, informou.

A secretaria ainda completou dizendo que  não há muito o que ser feito com os animais sem donos. Porém as lutas que resguardem seus direitos e a busca por políticas pública a favor deles é algo que o grupo tem como meta a ser conquistada.

— Algo que estamos sempre batendo na tecla é em relação a castração em massa. Esse é o principal meio que ajudará a reduzir essa população.

Monica ainda fez questão de deixar seu apelo.

— Oprincipal apelo é para que os tutores de animais sejam mais responsáveis, cuidando da segurança dos seus amigos peludos, vacinando, castrando, mantendo em local seguro. E para a sociedade em geral, que tenha compaixão pelos animais, apoiando ONGs e grupos de proteção, zelando por cuidar de todos, mesmo os que não tenham tutor, porque todos merecem carinho, completou.


Animais do Zoo VR também recebem cuidados especiais no inverno

Uma referência em locais que reúne os mais diversos tipos e espécies animais na região é o Zoológico Municipal de Volta Redonda. No total, o local abriga mais de 100 tipos de animais divididos entre aves, mamíferos, répteis, carnívoros e anfíbios.

De acordo com o gerente de fauna no Zoológico, Almir Folly, há um ano, ele que é biólogo, desenvolve a função e é bem criterioso ao afirmar que os animais que mais sofrem com o inverno são as aves pequenas e os primatas.

– Nosso principal cuidado, nos casos dos mamíferos, é a estruturação para abrigá-lo que montamos com cobertor e outros revestimentos, como as redes para os primatas e tocas para alguns carnívoros. Já para as aves são oferecidas caixas ninho também protegidas e cortina corta vento no caso dos recintos mais expostos, explicou.

O gerente afirma que o desenvolvimento de doenças não são comuns, devido aos cuidados que são realizados durante todas as estações do ano, porém no inverno, sem as devidas precauções, alguns animais podem adoecer.

Almir ainda acrescentou que a alimentação dos animais muda no inverno de acordo com a espécie atendida.

– Há uma adaptação na dieta, sendo em volume ou inserindo itens mais calóricos, como frutos secos e outros ricos em carboidratos, considerou.



 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!