Por Tribuna
O presidente da Câmara, Nilton Alves de Faria, o Neném (PSB) e o vereador Carlinhos Santana (Solidariedade) negaram que estariam envolvidos na suposta tentativa de extorsão contra o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, por parte do vereador Paulinho do Raio-X.
Os parlamentares se manifestaram nas redes sociais na noite desta quarta-feira (11). Os dois colocaram a disposição o sigilo telefone para provarem que não têm relação com o caso.
A revelação sobre quais seriam os outros vereadores possivelmente envolvidos foi feita pelo jornal aQui, na tarde da quarta-feira, em sua página em uma rede social. Segundo a publicação, os nomes lhe foram passadas “por uma fonte”, num “envelope”.
Carlinhos e Neném fizeram duras críticas ao prefeito de Volta Redonda.
Neném anunciou que, nesta quinta, entrará com uma queixa-crime por calúnia e difamação contra Samuca, além de entrar com uma interpelação judicial para que Paulinho se manifeste acerca das informações contidas no depoimento do prefeito prestado à Polícia Civil sobre o caso. Disse ainda que vai solicitar à Justiça a quebra de seu próprio sigilo telefônico, de Paulinho e de Samuca.
Depois de lembrar que votou a favor da criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para apurar a suposta extorsão, Neném anunciou que vai propor aos vereadores a “convocação imediata do prefeito Samuca Silva” para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Na nota , o presidente da Câmara de Volta Redonda disse que nunca teve “qualquer tipo de envolvimento em esquemas de extorsão ou armações políticas”.
— Cabe à Justiça determinar onde começou a extorsão e onde isso virou uma grande armação para salvar um governo arruinado diante da opinião pública – afirma. “Em segundo lugar, quero lamentar que nossa cidade esteja sendo obrigada nos últimos três anos a conviver com pessoas de nível tão baixo quanto o praticado pelo atual prefeito Samuca Silva e o vereador Paulinho do Raio-X”, diz a nota.
— Em quatro mandatos, jamais pedi propina, jamais me pediram propina e jamais me ofereci para receber propina. Isso é coisa de bandido. Se alguém como o vereador Paulinho do Raio-X pediu propina ao prefeito Samuca Silva, é porque tinha esperança de receber. Isso, por si só, é lamentável”, acrescenta Neném.
O vereador afirma ainda que teve acesso ao depoimento de Samuca à Coordenação de Investigação de Agentes com Foro Especial sobre o caso, tendo seu nome citado algumas vezes. Neném disse não ter tido qualquer contato telefônico com o prefeito e que, em seu depoimento, Samuca Silva afirmou que nunca teve contato direto com ele para tratar “desse assunto específico, mas que o vereador Paulinho do Raio X seria o meu interlocutor”.
— Trata-se, porém, de mais uma mentira amplificada pelo prefeito, não havendo nenhuma prova de que eu tenha ligação com o vereador Paulinho do Raio-X e muito menos tenha autorizado ele a falar em meu nome sobre qualquer assunto, de qualquer natureza – prossegue o presidente da Câmara.
Neném diz que a tentativa de vincular seu nome ao episódio é “uma ilação e leviandade do prefeito Samuca Silva”.
Neném diz que o depoimento há “diversos pontos de inconsistência no depoimento do prefeito Samuca Silva, onde ele mesmo afirma que nunca teve contato direto comigo e que não pode afirmar que eu participei deste suposto esquema, mas, mesmo assim, tenta a todo momento me envolver nos crimes praticados pelo vereador Paulinho do Raio-X”.
Ele ainda disse, em sua nota, as inconsistências observadas pelo desembargador João Batista Damasceno, ao conceder habeas-corpus ao vereador Paulinho do Raio-X, destacando o trecho da decisão em que o magistrado aponta: “Em vários momentos do depoimento do prefeito Elderson Ferreira da Silva o mesmo faz interpretação de comportamentos do paciente, ao invés de afirmar a ocorrência concreta”.
Ao lado da esposa e duas filhas, Carlinhos Santana — autor do requerimento de para instaurar processo de impeachment de Samuca — gravou um vídeo para se defender.
“Quem me conhece sabe que eu nunca me envolvi em falcatruas nenhuma. O governo está maluco, doente, porque na realidade eu tentei cassar ele e ele falou que ia me destruir politicamente. Só que ele está tentando destruir a minha moral. Minha moral ninguém destrói”, acrescenta.
Santana diz ainda que irá “às últimas consequências” para provar que “eles estão fazendo manobras” e ressalta que não foi chamado nem pela polícia nem pelo Ministério Público: “Se alguém usou meu nome, indevidamente, vai pagar na Justiça”.
— Sou íntegro, limpo. Deixo quebrar meu sigilo telefônico se a Justiça quiser para verificar se em algum momento conversei com este cachorro deste prefeito ou qualquer um deste governo para negociar bandidagem de dinheiro. Nunca fiz isso e nunca farei – prossegue ele no vídeo.
NOTA DE NENÉM NA ÍNTEGRA
Em primeiro lugar, quero tranquilizar todos os meus amigos, eleitores e familiares: Não tenho, nunca tive e jamais terei qualquer tipo de envolvimento em esquemas de extorsão ou armações políticas. Cabe à Justiça determinar onde começou extorsão e onde isso virou uma grande armação para salvar um governo arruinado diante da opinião pública.
Em segundo lugar, quero lamentar que nossa cidade esteja sendo obrigada nos últimos três anos a conviver com pessoas de nível tão baixo quanto o praticado pelo atual prefeito Samuca Silva e o vereador Paulinho do Raio-X. Em quatro mandatos, jamais pedi propina, jamais me pediram propina e jamais me ofereci para receber propina. Isso é coisa de bandido. Se alguém como o vereador Paulinho do raio-X pediu propina ao prefeito Samuca Silva, é porque tinha esperança de receber. Isso, por si só, é lamentável.
Agora, vamos aos fatos:
Tive acesso ao termo de declaração que o prefeito Samuca Silva prestou à Coordenação de Investigação de agentes com foro especial, onde este relata os fatos ocorridos com o vereador Paulinho do Raio X, sendo que neste depoimento o prefeito cita meu nome algumas vezes.
Diante disso, é oportuno elucidar os seguintes esclarecimentos:
1) O prefeito Samuca Silva relata que no dia 29/02/2020 teve um encontro com o vereador Paulinho do Raio X, às 10h em uma sala comercial localizada no Pontual Shopping.
Neste encontro, o vereador Paulinho do Raio X afirmou ao prefeito que poderia fortalecer sua base aliada na Câmara Municipal e que nesta conversa o prefeito teria questionado a Paulinho as condições para que recebesse o fortalecimento do apoio político ofertado.
Que em troca do apoio político, Paulinho do Raio X pediu aprovação de três projetos de lei de sua autoria, uma parcela de R$ 40.000,00 e mais pagamentos mensais de R$ 25.000,00 até o término do mandato.
Que nesta conversa, Paulinho do Raio X afirmou ao prefeito que faria o possível para conseguir o apoio de mais dois vereadores em prol do prefeito.
Segundo consta na declaração do prefeito, após terminar a reunião, por volta das 12h08m, o vereador Paulinho do Raio X entrou em contato novamente com o Samuca solicitando imediatamente um novo encontro.
Assim, Samuca alega que retornou ao local para este segundo encontro, e nesta oportunidade Paulinho do Raio X havia dito que teria conseguido o apoio de mais dois vereadores (eu e Carlinhos Santana).
Quanto a este ponto, supõe-se que Paulinho do Raio X teria entrado em contato comigo no dia 29/02/2020, entre os horários de 11h e 12h. Contudo, este é o primeiro ponto inverídico do depoimento do prefeito Samuca Silva, pois neste dia e horário eu estava no meu sítio com meus familiares, onde não tem sinal de celular. Embora a produção de prova negativa seja impossível, eu coloco o meu telefone celular à disposição das autoridades competentes, inclusive com a quebra do sigilo telefônico, para demonstrar que este contato telefônico nunca ocorreu entre eu e Paulinho de Raio X.
2) No depoimento do prefeito Samuca Silva, este afirma que nunca teve contato direto comigo para tratar desse assunto específico, mas que o vereador Paulinho do Raio X seria o meu interlocutor.
Trata-se, porém, de mais uma mentira amplificada pelo prefeito, não havendo nenhuma prova de que eu tenha ligação com o vereador Paulinho do Raio X, e muito menos tenha autorizado ele falar em meu nome sobre qualquer assunto, de qualquer natureza.
3) No depoimento, o prefeito Samuca Silva afirmou que teria recebido uma ligação minha, para tratar de um requerimento da Câmara Municipal que, para o Samuca, “não fazia o menor sentido naquele momento”, e assim o prefeito interpretou aquela ligação como um “sinal direito” de que eu estava a par da situação proposta pelo vereador Paulinho do Raio X.
Trata-se, porém, de mais uma ilação e leviandade do prefeito Samuca Silva, pois não fiz nenhum tipo de ligação para o prefeito entre os dias 29/02/2020 e 03/03/2020 (dia da votação do impeachment). Tal afirmação trata-se de uma tentativa leviana de me vincular ao suposto esquema de corrupção praticado entre Paulinho do Raio X e o prefeito.
Quanto a este ponto, eu coloco o meu telefone celular à disposição das autoridades competentes, inclusive com a quebra do sigilo telefônico, para demonstrar que este contato telefônico com o prefeito Samuca Silva nunca existiu.
Além dos fatos acima narrados, verifica-se diversos pontos de inconsistência no depoimento do prefeito Samuca Silva, onde ele mesmo afirma que nunca teve contato direto comigo e que não pode afirmar que eu participei deste suposto esquema, mas, mesmo assim, tenta a todo momento me envolver nos crimes praticados pelo vereador Paulinho do Raio X.
É importante ressaltar ainda, que atento às diversas inconsistências no depoimento do prefeito Samuca, o Desembargador João Batista Damasceno, ao conceder Habeas Corpus ao vereador Paulinho do Raio X, fez questão de destacar que: “Em vários momentos do depoimento do prefeito ELDERSON FERREIRA DA SILVA o mesmo faz interpretação de comportamentos do paciente, ao invés de afirmar a ocorrência concreta”.
Feitas essas considerações, diante das mentiras afirmadas pelo prefeito Samuca Silva em seu depoimento, bem como as supostas afirmações feitas pelo vereador Paulinho do Raio X, estarei entrando nesta quinta feira (dia 12/03/2020), com uma Queixa Crime contra o prefeito Samuca Silva pelo crime de calúnia e difamação, bem como estarei entrando com uma interpelação judicial para que o vereador Paulinho do Raio X se manifeste acerca das informações contidas no depoimento do prefeito. Além disso, estarei solicitando na justiça a quebra do meu sigilo telefônico, bem como a quebra do sigilo telefônico do vereador Paulinho do Raio X e do prefeito Samuca Silva.
Da mesma maneira, lembro que como Presidente da Câmara Municipal ajudei a aprovar com rapidez a instalação de uma CPI para apurar o caso em âmbito do Poder Legislativo. Adianto agora que vou pedir aos meus pares, de situação e oposição, que aprovem a convocação imediata do Prefeito Samuca Silva para prestar esclarecimentos devidos.
VÍDEO DE CARLINHOS SANTANA
Nunca irão destruir minha moral.
Posted by Carlinhos Santana on Wednesday, March 11, 2020