Por Tribuna
Dois índios, de 18 e 20 anos, foram presos na tarde desta quarta-feira (8) após serem flagrado furtando o posto de saúde e a escola da própria aldeia, Itaxi Mirim, em Paraty.
A denúncia foi feita pela cacique da tribo aos Policiais Civil. Os demais índios que denunciaram os dois, que confessaram o crime e disseram que seriam usuário de drogas.
— Tivemos o cuidado de chamar um representante da Funai para nos acompanhar. Crimes relacionamentos aos índios são de competência federal, mas não poderíamos deixar de fazer o flagrante. Eles confessaram o crime e indicaram o local em que esconderam os materiais furtados — disse o delegado Marcelo Russo, em entrevista ao TRIBUNA
Os índios, que sabem falar português, arrombaram o posto e a escola e levaram dois nebulizadores, oito sacolas de gaze, cinco caixa de álcool em gel e duas caixas de cloro. Eles levaram ainda um aparelho de microondas, estabilizador de energia, dois computadores e notebook.
Os dois índios foram presos e levados para a delegacia de cidade (167ºDP). O caso será enviado para esfera federal por tratar de um crime com envolvimentos de índios.
A tribo tem em torno de 260 índios.”Agimos rápido e evitamos que eles vendessem o material, que faria muita falta a toda a aldeia”, finalizou o delegado.