Por Tribuna
Volta Redonda confirmou a 20ª morte por Covid-19 nesta segunda-feira (11). É um senhor de 56 anos que estava no grupo de risco. O prefeito Samuca Silva decretou luto oficial por tempo indeterminado por essas vítimas fatais.
Os outros dados são: 1.544 suspeitos (25 a mais de um dia para outro, aumento menor que 5%. Foi apenas 1,6% em 24 horas)
E ainda: foram 599 casos confirmados – 17 a mais de um dia para outro (seis homens e 11 mulheres). A ocupação do Hospital de Campanha está na faixa de 6% e das UTI 27%. Ambos dentro da média, que são de 60% e 50%, respectivamente.
Volta Redonda não cederá leitos ao estado
Samuca Silva disse ainda não vai seguir a orientação do Governo do Estado e vai preservar os leitos para moradores de Volta Redonda.
— Se esses leitos forem ocupados por pessoas de outras cidades, vai ter que fechar o comércio. Isso porque a meta de 50% logo será ultrapassado. Planejamos e não podemos ser prejudicado por isso — disse o prefeito.
A secretaria estadual de Saúde quer destinar pacientes do grande Rio nos hospitais municipais Munir Rafful e São João Batista. As unidades seriam inscritos na regulação estadual.
De acordo com Samuca, a intenção da central de regulação estadual é que os leitos de Volta Redonda sejam primeiro destinados a moradores da cidade; caso não haja ocupação, para a região Sul Fluminense e depois para o Estado do Rio.
O prefeito afirmou que recebeu o pedido na sexta-feira à noite, mas, como não há regulação durante o fim de semana, aguardou até esta segunda, quando está tomando providências administrativas e judiciais para mantere os leitos sob regulação municipal.
Eixos:
1 – Que não aumente em 5% o número dos casos suspeitos para confirmados a cada dois dias;
2 – Que os leitos dos hospitais com pacientes da Covid-19 não ultrapassem 50% da ocupação;
3 – Que o número de leitos do Hospital de Campanha, no Estádio Raulino de Oliveira, não ultrapassem 70% de ocupação;
4 – Que o grupo de risco, principalmente idosos, permaneça em casa, em isolamento social;
5 – As aglomerações continuarão proibidas em estabelecimentos, eventos também seguirão proibidos;
6 – E uso obrigatório de máscaras.