Destaque 1 Volta Redonda

CSN decide até final do mês se abafa Af-2 em Volta Redonda



Por Tribuna

O presidente de CSN, Benjamin Steinbruch, deu um prazo: até o final do mês decide se vai paralisar as atividades (ou não) do alto-forno 2 da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda.

Isso, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, pode acarretar a demissão de dois mil trabalhadores. Steinbruch disse que avalia os impactos sociais da medida e a estratégica de exportação.

— Do ponto de vista estratégico faz todo sentido [manter a operação], porque se aumentarmos as exportações temos que alocar grande parte da produção do alto-forno 2 para o mercado externo. E se formos bem sucedidos com o aumento de destinos, faz sentido trabalhar com todas as linhas — explicou Steinbruch.

O Af-2 é responsável por 30% das atividades da usina de Volta Redonda. Os outros 70% são do alto forno (Af-3), que continuará funcionando normalmente.

Segundo o presidente da CSN, o que está adiando a decisão é a questão social. Uma possível parada do alto-forno 2 pode acarretar em demissões na usina.

Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal já anunciaram paradas de altos-fornos em suas unidades no Brasil em razão da redução do mercado com o isolamento social adotado para diminuir a disseminação no novo coronavírus.

“[Não paramos o alto-forno 2] para que a companhia não contribua com a crise ou com o agravamento da situação social. Essa discussão vai ser feita em duas semanas no máximo e tomaremos a decisão. A parte técnica toda está programada. Se decidirmos pela parada vamos fazer com a maior tranquilidade e segurança técnica, seria a terceira vez que paramos esse equipamento”, disse.

Steinbruch ressaltou que, além desses fatores, a companhia avalia o quesito queda nos custos de produção de aços planos. Segundo ele, a paralisação do alto-forno 2 irá possibilitar a diminuição da dependência da CSN do coque externo e o consumo de pelotas e de minério.

“O alto-forno 2 tem um custo de produção até 10% maior que o do alto-forno 3 que, no ano passado, passou por uma reforma”.
Outro ponto estudado é o consumo do estoque que a companhia tem atualmente que, conforme o executivo, pode ser vendido no mercado interno até o final deste ano: “Do ponto de vista racional, faz todo sentido essa parada do alto-forno 2.”


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!