Por Tribuna
As barreiras sanitárias foram abertas nesta quarta-feira (12) em Volta Redonda. Agora, os motoristas não precisarão comprovar residência no município para passar por elas. Ontem (dia 11), equipes da prefeitura retiraram as manilhas que impediam a passagem dos veículos em pontos estratégicos do município.
Agora, segunda a prefeitura, vai modificar a abordagem das barreiras sanitárias que, até então, ficavam fixas nas entradas cidade. A Guarda Municipal vai atuar nos cinco principais centros comerciais do município – Vila Santa Cecília, Amaral Peixoto, Aterrado, Retiro e Santo Agostinho -, podendo deslocar equipes para atender denúncias que cheguem por meio da Central de Atendimento Único (CAU) ou pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
O foco da ação mudou para a fiscalização do funcionamento das atividades econômicas, encontros, praças, e poderá ser em conjunto com os fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e da Vigilância Sanitária.
O comandante da Guarda Municipal, Dalessandro de Assis, explicou que a barreira vai ser remodelada para o formato de fiscalização dentro da cidade.
“Vamos utilizar o efetivo para orientar a população e coibir irregularidades como o não uso de máscaras. A barreira voltará para as entradas automaticamente, caso os índices de monitoramento da Covid-19 no município, ultrapassem o estipulado para manter a flexibilização das atividades econômicas”, informou.
Ele avisou que o novo formato começa na quarta-feira e vai impedir as aglomerações diariamente nos centros comerciais e atender as demandas em outros locais, em horário de abertura e fechamento dos comércios.