Por meio de uma nota à imprensa, o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) informou que, em negociação com a CBS (Caixa Beneficente Social) dos empregados da CSN, foi estabelecido “um acordo para a regularização da locação do imóvel do campus Cicuta, com o parcelamento dos débitos, que já está sendo cumprido”.
Em reportagem exclusiva, o jornal Tribuna.SF informou que o Centro Universitário estaria com uma ordem de despejo por conta da falta de pagamento de aluguéis. A decisão foi dada pela 3ª Vara Civil de Barra Mansa.
A dívida, segundo fontes, estaria na ordem de R$ 1 milhão (valor menor do que foi divulgado anteriormente, de R$ 3 milhões), referente há mais de um ano de atraso.
NOTA DO UBM
Considerando a atual situação financeira do UBM, a instituição vem esclarecer também as causas e medidas que estão sendo adotadas para a regularização desta circunstância.
Devido ao impacto causado pela crise financeira em todo o país entre os anos de 2015 e 2016, o UBM passou a buscar recursos em instituições financeiras, para a cobertura das despesas correntes naquela época.
Como o mercado se encontrava restritivo para concessão de crédito nesses anos, as operações acabaram sendo feitas com curto prazo de pagamento e taxas de juros elevadas para os padrões de hoje, ocasionando uma concentração de vencimentos para o decorrer dos anos subsequentes e que comprometeram a manutenção do custeio das despesas mensais da instituição.
Para a melhoria das situações apresentadas, foram estabelecidos os seguintes cenários:
– Com a aprovação de uma nova operação de crédito – que permitirá o alongamento de toda a dívida e com taxa de juros reduzida –, seria gerado saldo de caixa suficiente para regularização dos salários até o final deste semestre. Vale ressaltar, no entanto, que a materialização desta operação ainda demanda mais alguns dias;
– Outra possibilidade: existe uma medida judicial para a liberação dos recursos do FIES, que ainda não foram liberados.
A instituição compreende a situação dos colaboradores e, por isso, está trabalhando para que as dificuldades sejam contornadas o quanto antes. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas nos canais de atendimento e redes sociais do UBM.