Por Tribuna
Desde o primeiro caso de Covid-19 no Sul Fluminense, se passaram 195 dias – o caso foi registrado 6 de março de 2020. A primeira paciente foi uma servidora pública da prefeitura de Barra Mansa que tinha voltado da Itália de uma viagem de férias. De lá para cá, 28.322 foram infectados pelo vírus da pandemia.
Isso dá uma média de seis infectados por hora nas 24 cidades da região. Ou um infectado a cada dez minutos. Do total, 24.967 estão curados – o que equivale a mais de 85%.
Na semana passada, a região ultrapassou a marca de mil mortes pela doença. O primeiro na região foi em Volta Redonda, no dia 27 de março. A cidade liderando o ranking negativo, com 201 mortes. Em seguida, vem Angra dos Reis (170 mortes) e Barra Mansa (142). Depois vem os municípios de Resende (82 mortes) e Barra do Piraí (57).
A média diária desde o início da pandemia é seis óbitos por dia na região. As cidades com menores números de vítimas fatais são: Quatis (três mortes), Paulo de Frontin e Rio das Flores (quatro óbitos cada).