A Lei Seca retomou as operações de fiscalização em todo o estado do Rio, nessa quinta-feira, 8. As blitzes estavam suspensas desde 18 de março devido à pandemia da Covid 19. Neste período foi desenvolvido um protocolo sanitário em conjunto com a Secretária de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária para um retorno seguro da Operação.
– O objetivo da Lei Seca é salvar vidas. Por isso estamos tomando todos os cuidados e mudamos procedimentos para que a blitz seja segura tanto para o nosso agente quanto para a população. – disse o Subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos.
Como funcionará a nova blitz
Neste novo modelo da blitz será feita uma triagem com o uso de equipamento passivo, ou seja, sem necessidade de sopro e sem contato com o motorista. Sendo detectada a presença de álcool será realizada uma segunda triagem, e caso o resultado dê positivo novamente será realizado o tradicional teste do bafômetro com o bocal descartável e todos os procedimentos de higiene.
Após o uso dos aparelhos eles serão higienizados com hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária).
Durante a abordagem o motorista e o policial ficarão separados por uma barreira protetora de plástico transparente. Neste momento o motorista apresenta os documentos para que o agente do Detran faça imediatamente a verificação.