O sábado (19) de sol e céu claro foi um dia muito importante para o Aeroporto de Angra. Às 10h, pontualmente, aterrissava na pista de pouso e decolagem o primeiro avião dos voos regulares comerciais vindos do Rio (Aeroporto Santos Dumont) direto para Angra dos Reis nesta alta temporada. A linha está sendo implementada pela companhia aérea Azul, por meio de sua “Operação Azul Conecta”, que investe em diversas linhas regionais ligando vários destinos do país.
A aeronave trazia o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão; o vice-prefeito eleito, Christiano Alvernaz; o senador Flávio Bolsonaro; o deputado federal Hélio Negão; o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho; e o gerente de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos.
Além da linha Rio-Angra-Rio, que iniciou sua operação neste sábado, o aeroporto angrense começou a receber voos da linha São Paulo-Angra-São Paulo na última quinta-feira (17), vindos do Aeroporto de Congonhas. Enquanto os voos de São Paulo para Angra são diários, os do Rio a Angra, que levam em torno de 25 minutos, são feitos às terças, quintas (dois voos), sextas, sábados e domingos.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas de investimento em infraestrutura para potencializar o turismo em Angra e região. As obras no Aeroporto de Angra prevêem a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, assim como a construção de nova pista de táxi aéreo e balizamento noturno. O projeto é administrado pelo governo do estado, concessionado à operação pela Angra Aeroportos e está recebendo um investimento de R$ 29 milhões do Ministério da Infraestrutura.
“O estado do Rio de janeiro precisa viver de sua grande vocação, que é o turismo”, disse o senador Flávio Bolsonaro, destacando o apoio do governo federal para o desenvolvimento do município. “Outra grande medida é a duplicação da rodovia Rio-Santos. Vamos deixar uma estrada decente para angrenses e visitantes”, emendou o prefeito de Angra, destacando iniciativas de infraestrutura que ele tem articulado para o município. “É assim que vamos criando mecanismos para melhorar o turismo e gerar empregos para os jovens”, completou.
As aeronaves que estão vindo para Angra nos voos comerciais regulares nesta alta temporada (até 31 de janeiro) têm capacidade para nove passageiros. Mas com as obras de ampliação do aeroporto concluídas, o município poderá receber aviões maiores, com capacidade para cerca de 50 pessoas. Após janeiro, de acordo com o gerente de Relações Institucionais da Azul, a empresa irá estudar a viabilidade de continuidade de alguns voos das linhas para Angra, conforme a demanda.
Sobre as também citadas melhorias na Rio-Santos, o secretário estadual de Transportes disse que está dando início a uma “operação tapa-buracos” e que as expectativas são muito boas para a concessão da rodovia em 2021. Ele também comentou sobre os investimentos em transporte aéreo:
– A aviação no turismo é um fator de desenvolvimento. Estamos falando de um transporte rápido e seguro. A aviação impacta diretamente no turismo e a nossa meta é trabalhar fortemente para equipar melhor os aeroportos do estado, em parceria com o governo federal.
Dentre os outros passageiros do voo inaugural deste sábado, estava o engenheiro mecânico Ronan Conrado de Oliveira. Sua esposa é de Angra dos Reis e há mais de 10 anos ele faz o trajeto de Londrina (PR) a Angra. Ele conta que costuma voar de São Paulo ao Rio, onde aluga um carro e vem para Angra. Lembra que em todo esse percurso já passou por percalços como perder voo e esquecer documentos.
– Sempre foi uma viagem dificultosa. E como eu sempre estou em Angra, é uma satisfação muito grande contar com esse voo. Para mim essa linha caiu como uma luva. E com certeza ela vai facilitar a vida de outras pessoas com histórias semelhantes a minha – disse Ronan, que neste fim de semana chegou mais cedo a Angra dos Reis.
DIAS E HORÁRIOS DOS VOOS:
Azul Conecta lança voos inéditos para Angra, Búzios, Paraty, Ubatuba, Canela e mais destinos