Por Tribuna
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, disse na manhã desta segunda-feira (4) que o retorno das aulas “será gradual, mas com o controle dos riscos. Não podemos expor nem as crianças e nem os professores”. Há um decreto municipal que prevê o retorno das aulas para o 1º de fevereiro, dependendo dos números da pandemia.
A declaração de Drable foi feita durante uma entrevista à Rádio Sul Fluminense. “Os prejuízos para o futuro são imensuráveis. A educação vai voltar ”, disse Drable, contando que a prefeitura já está preparando um plano de vacinação. “Hoje cedo já tive uma conversar com a saúde para a estruturação da prefeitura para a vacinação”.
— Não são só as crianças que estão doidas para voltarem as aulas não! Os professores querem trabalhar e os pais querem ter um pouco de tranquilidade dentro de casa. Não temos esse hábito convivência permanente e a ausência de atividades externas para as crianças. O estresse é para todo mundo — disse Drable, que continuou.
“Muito pior do que o estresse é comprometimento da cadeia educacional no futuro. Vamos ter um hiato no futuro — disse
Em março, a prefeitura de Barra Mansa suspendeu as aulas presenciais da rede municipal e não adotou o ensino remoto. A justificativa, na época, foi que a maioria dos alunos não tinham acessos à internet. Dados da vice Fátima Lima, dos 19 mil alunos da rede municipal, apenas 4 mil têm acesso a internet.