Está marcada para às 14 horas desta terça-feira (24) a posse do suplente Guilherme Sipe (PP) como vereador de Volta Redonda. Ele vai ocupar a cadeira de Hálison Vitorino, do mesmo partido. A posse será feita pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Edson Quinto. Isso porque, o presidente Nilton Alves, o Neném, está com um compromisso fora de Volta Redonda.
A decisão é do juiz da 4ª Vara Cível, Roberto Henrique dos Reis, que determinou a posse do suplente em 24 horas. Caso o presidente da Casa, Neném (DEM), descumprisse a determinação a multa seria de de R$ 5 mil por dia.
A decisão do Juiz foi baseada na Lei Orgânica do Município. É que Hálison, em julho, se licenciou das suas funções como vereador para assumir o cargo de diretor-administrativo do Hospital São João Batista. No seu lugar, assumiu Guilherme Sipe. O problema é que, segundo o entendimento do magistrado, Hálison Vitorino só poderia se licenciar para ocupar cargo de secretário municipal ou diretor de autarquia, o que não foi caso.
Portanto, cerca de dez dias após ocupar o cargo – e perceber o erro –, Vitorino pediu exoneração da prefeitura e reassumiu sua cadeira na Câmara de Volta Redonda. Como suplente, Guilherme Sipe não gostou nada da decisão e entrou na Justiça requerendo a cadeira de forma definitiva, dizendo que Vitorino teria infrigido a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara. Ele convenceu o juiz e agora será vereador. À decisão ainda cabe recurso.