Um português, de 37 anos, que está na lista de difusão vermelha — de criminosos mais procurados do mundo — da Interpol foi preso na sexta-feira (10) em Angra dos Reis (RJ).
A prisão foi feita em uma ação coordenada pelo Núcleo de Cooperação Policial Internacional, com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional, da Delegacia de Repressão a Drogas e da Delegacia de Polícia Federal de Angra.
Segundo as investigações, o homem seria responsável por um esquema “grandioso e sofisticado” de tráfico internacional de drogas entre a Europa e outros países, incluindo o Brasil.
De acordo com as unidades policiais, o traficante, que também possui cidadania cabo-verdiana, estava foragido desde 2017. Ele foi encontrado em uma mansão que estava sendo alugada.
Com base em informações passadas pelas autoridades de Portugal, o Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília formulou um pedido de prisão preventiva para fins de extradição.
O criminoso foi levado para o sistema prisional do Rio de Janeiro onde vai permanecer até a extradição definitiva para Portugal.