Vitor da Silva Lins, de 31 anos, o turista morto nesta quinta-feira em Paraty, trabalhava na Câmara Municipal de São Paulo como cinegrafista. Segundo Marcelo Russo, secretário de Ordem Pública de Paraty, ele levou um tiro no rosto quando foi abordado por três suspeitos.
Dois dos suspeitos, de 16 e 17 anos, foram presos na Ilha das Cobras, uma comunidade dominada pelo Comando Vermelho. Um deles foi o executor dos disparos.
A companheira da vítima fez o reconhecimento deles, além de câmaras de seguranças do comércio próximo à rodoviária da cidade litorânea, onde ocorreu o crime.
O terceiro suspeito, que não teve o nome divulgado, foi encontrado morto (foto abaixo). O cadáver foi achado no bairro Olaria pouco depois de a polícia apreender os adolescentes.
O cadáver estava numa área de mata. A suspeita da polícia é de que ele tenha sido morto a mando de traficantes devido à repercussão do caso, que provocou uma grande mobilização de policiais civis e militares, com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Segundo apurou a polícia, Vitor foi baleado porque se recusou a entregar a mochila aos criminosos. A mochila da namorada foi roubada, o que, segundo a polícia, caracterizou o crime de latrocínio – roubo seguido de morte. Ela não foi ferida. Na delegacia de Paraty, a mulher reconheceu os dois menores apreendidos. Eles confessaram o crime.
Na página da Câmara Municipal de São Paulo foi divulgada uma nota de pesar pela morte de Vitor. “É com imenso pesar que a Rede Câmara comunica o falecimento de Vitor da Silva Lins”, diz a nota, que prosseguiu.
— O repórter cinematográfico de 31 anos foi vítima de latrocínio na manhã desta quinta-feira (23/12), na cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ver. Milton Leite (DEM), enviou também uma mensagem de conforto a toda a família. Aos familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos”
Os familiares ainda farão o translado do corpo, que ainda não tem data e horário do velório.