O jogador de futebol Luan Martins Luan Martins, que viveu momentos de tensão na Ucrânia, e embarcou em uma viagem de volta para o Brasil nesta quinta-feira (3), dia que completa 24 anos.
O jovem conseguiu uma passagem através de doação anônima e embarcou em Budapeste, capital da Hungria, junto com outros quatro colegas de time rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O voo terá escala em Frankfurt, na Alemanha, e a previsão é que Luan chegue no Brasil na manhã desta sexta-feira (4).
“Estou muito feliz de poder estar voltando pra casa e encontrar minha família depois de dias terríveis e tensos”
Luan estava em Kharviv, uma das cidades mais atingidas pelo conflito com a Rússia. Na última sexta-feira (25), o jogador resolveu deixar o país junto com os quatro brasileiros colegas de time.
Grande parte do percurso para deixar a área de guerra foi feito de trem. O grupo saiu de Kharviv com destino a Kiev, capital ucraniana. Eles dormiram na estação e seguiram para Lviv. De lá eles foram de carro até Ushgorod, onde tiveram que passar pela imigração para entrar na Eslováquia.
“Quando a gente chegou em Kiev, recebemos a informação de que iria ter ataque aéreo. A gente ficou parado por 10 horas. Não tinha o que fazer. O trem todo apagado e a gente em silêncio total. Quando liberou pra gente ir, tinha mais sete horas de viagem. […] A gente passou umas 32 horas mais ou menos viajando de trem”, disse Luan.
Ele é natural de Volta Redonda e foi contratado pelo Volchansk, da terceira divisão ucraniana, em agosto de 2021. Ele morava em um apartamento em Kharviv com a esposa, que já estava no Brasil para resolver pendências na documentação.