Os três túneis da RJ-155, que liga Rio Claro a Angra dos Reis (RJ), vão passar por obras de reparo a partir desta quarta-feira (18). Por conta do serviço, o trânsito na rodovia será interditado de 22h às 6h, de segunda a sexta-feira, pelos próximos seis meses.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), serão realizados serviços de remoção e estabilização de blocos e fragmentos rochosos dos três túneis.
“Haverá a remoção de rochas instáveis, por meio da técnica de ‘bate-choco’. Em seguida, será feito o grampeamento de tela na superfície rochosa da galeria e o jateamento de concreto finalizam o trabalho”, explica a nota enviada pelo DER.
Durante o período de realização das obras, a exceção para passagem será apenas para ônibus que transportam universitários de Barra Mansa para Angra dos Reis após as 23h, e também de um veículo da prefeitura de Rio Claro com trabalhadores da Eletronuclear, por volta de 4h. De acordo com o DER, o tráfego será liberado com segurança.
A única rota alternativa para os motoristas que precisam passar pela RJ-155 no horário de interdição é utilizar a BR-101 (Rodovia Rio-Santos), passando por Mangaratiba, já que a Serra do Piloto está interditada por causa de quedas de barreira.
Segundo o DER, a previsão era de que o trânsito na Serra do Piloto fosse liberado até o último fim de semana, mas permanece interditado com ações de desobstrução sendo realizadas.