Destaque 1 Volta Redonda

A crise de uma empresa de ônibus em Volta Redonda



Por Tribuna

São 90 mil passageiros por dia. Uma receita bruta diária estimada em mais de R$ 250 mil. Das 47 linhas, 30 são delas e mil funcionários. Os dados parecem ser de uma empresa de ônibus em ampla expansão. Mas não é. Trata-se da Viação Sul Fluminense, que está à beira da crise e é a maior do transporte coletivo de Volta Redonda.

Ela é a campeã de reclamações e alvo de duras críticas nas redes sociais: atrasos, ônibus mal conservado, superlotação, quebra de veículo e alto valor da passagem.

“Somos pobres, mas somos humanos. E não sardinha que fica amassada numa lata”, se queixa Yolanda Figueiras, 34 anos, empregada doméstica, que ficou mais de 50 minutos no ponto esperando o ônibus para trabalhar na manhã desta sexta (10).

“Minha patroa já pensa que é desculpa minha. Mas todos os dias chego atrasada”, continuou.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviarios teme pelo desemprego dos atuais funcionários. Na semana passada, eles fizeram uma paralisação de duas horas – das 4 às 6 horas da manhã – em frente à garagem da empresa, no bairro Voldac. Eles reivindicavam pagamento de benefícios.

O governo municipal esbarra num processo judicial que impede a realização de uma nova licitação, conforme divulgou o prefeito Samuca Silva em entrevista numa rádio da cidade. Mas ele quer um novo processo de concessão.

Por outro lado, empresários alegam crise no país com desemprego (diminuição de passageiros) e aumento da manutenção dos veículos e do combustível (diesel).

Mas o que não pode é ficar como estar. “Entrei no ônibus pela manhã e estava sujo de vômito. Foi recolhido para a garagem e não limparam”, disse Magno Otonni, que enviou fotos do estado do veículo.

Fotos: Arquivo/Leitor.

 


20 Comentários

    • Totó Mutuá 10:49

      É uma vergonha atrás da outra. Morei em Taubaté no ano 1999. Naquela época os ônibus já eram melhores que os atuais daqui de VR. Eram de câmbio automático e com ar condicionado. Todos tinham som ambiente com bandas nacionais e sistemas de controle que impediam o motorista de fazer manobras violentas nas curvas, arrancadas e freiras. VR é lixo.

    • Dina de Souza 12:23

      Essa empresa é péssima, eu mesma já fiz dezenas de reclamaçoes, sem sucesso. É uma vergonha, onibus superlotados, sujos, fedidos.

      • zelito 17:04

        E cadê a fiscalização ? O que faz a PMVR ? Fica quietinha ? Há quanto tempo essa Empresa NAT faz as melhorias nesses ônibus . Limpezas, manutenção, entrada do ar no teto enguiçado , motorista que não param nos pontos. Falta tanta coisa que fica difícil de enumerar.

    • Gigante 13:19

      A Justiça e tao CANALHA E CORRUPTA quanto os proprietarios da empresa. Um absurdo essa justiça podre atrapalhar o progresso de VR.

    • Ana Lucia 15:02

      Eu moro na Candelária nossa ademora do e de mais sábado e domingo e feriados e uma vergonha, as vezes eu passo uma hora e meia no ponto esperando o 315, e quando o feriado cai na sexta feira a empresa demenui os ônibus já na quinta feira. Eu acho isso uma falta de consideração com a população que precisa dos ônibus.

      • Venilton 18:31

        Cadê a fiscalização,o prefeito e os vereadores que são coniventes com essa péssima prestação de serviços.

    • Fabuloso 16:15

      Empresa maldita ,me mandou embora e não me pagou todos os meus direitos. E sindicato dos rodoviários ainda se recusou a homologar depois de eu passar 4 anos contribuindo.
      Sindicato é coloio da empresa.

    • Ana Beatriz 18:47

      E o onibus nova esperança/jardim amalia atrasa demais ,não cumpre horario e muitas vezes até os pula ficamos as vezes uma hora e meia no ponto uma vergonha era preciso ter outra empresa p fazer concorrencia q só assim para melhorarem

    • Jorge Leonardo Alves leal 18:49

      O que deve existir e uma atualização urbana de transporte público,existem lugares c mais problemas e menor que volta redonda…e os ônibus são melhores e pontuais em seus respectivos horários….hoje em.dia a viação sul fluminense está degradada,largada e suja e cheia de problemas internos e esternos com seus próprios funcionários..está uma vergonha já passou da hora de ter outra licitação pra outra empresa de ônibus…e ter um estudo sobre mototaxis e transportes coletivos como vans…

    • Cidadao 19:03

      Estao espetando dar uma tragedia como sempre,onibus tudo sem manutençao onde varias linhas sao de bairros altos(morro).Na hora que despencar morro a baixo nao adianta chorror.uma cidade pequena como essa tada asfaltada com a passagem o preço que esta entregarem esse lixo de seriço

    • Fábio 19:23

      Quem já andou no mato sapo a linha que fazia Barra Mansa x Volta Redonda.?

    • Usuária 21:13

      Todo mundo sabe que o Antigo prefeito recebia todo ano um carro 0 km pra autorizar o aumento da passagem e sumir cm todas reclamações da empresa. Esse tal saliva deve ta indo pro mesmo caminho…

    • Douglas 23:18

      Em 2017 o meu amigo foi atropelado por um ônibus da Sul Fluminense, felizmente está vivo mas teve que se aposentar pois perdeu a movimentação do lado esquerdo. Até hoje não tem resposta do processo.

    • Nete Biajoni 08:16

      Sem contar a baixaria de algumas trocadoras que brigam dentro do coletivo, usando palavras obscenas constrangido os passageiros, além de alguns motoristas mal humorados que se dirigem a passageiros com extrema grosseria ?

    • Fernando 08:58

      Os prefeitos e vereadores eVolta Redonda sempre mamaram na teta dessas empresas de ônibus. Os proprietários delas têm e tinham acesso livre qualquer ambiente da prefeitura e câmera. eles mandavam na prefeitura agora querem fazer o quê? Eles mamaram e quem paga o pato é o usuário das empresas de ônibus

    • Maria 10:10

      O gloria ate q fim este prefeito deu feito nesta sul fluminense. Anos q sofremos com desacatos mal funcionários. E ate acidentes com vítimas q ate hoje não resolveram nada. Parabéns prefeito. Si for possível tira d vez esse império q dura nesta cidade.. Q so q lucros.

    • José Enézio Luciano Braga 11:39

      A EMPRESA SUL FLUMINENSE É MUITO ANTIGA NA REGIÃO, TEM OTIMOS PROFISSIONAIS, MAS INFELIZNENTE, HOJE A EMPRESA ESTÁ PRESTANDO UM SERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE, PREJUDICANDO TODOS OS USUÁRIOS, PRINCIPALMENTE OS ALUNOS, PORQUE ELES CHEGAM ATRASADOS NAS ESCOLAS E FICAM COM FALTA, OS PAIS FICAM PREOCUPADOS DESSAS FALTAS; RESPONSÁVEIS SENDO MANDADO EMBORA DOS SEUS TRABALHOS POR ATRASOS FREQUENTES; POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COM A MOBILIDADE URBANA E INTERVÉM POR NÓS TODOS MORADORES, obrigado .

    • Carlos da luz 12:28

      Sem contar com o mal atendimento,principalmente dos motoristas,que fazem curvas bruscas, aceleram e freiam de forma repentina,causando quedas e solavacos,principalmente em pessoas idosas,que aliás,desrepeitam sem nenhum contrangimento. Só entederam que são prestadores de serviços e que o passageiro é cliente,depois que ficarem desempregados.

    • Abençoado 12:43

      Moro aqui no paraíso/ mangueira. Tem que fazer o mesmo com a agulhas negras, o empresinha sem vergonha.

    • Márcio Júnior de almeida 21:28

      Qual passageiro que vai querer andar num ônibus de uma empresa onde não se tem compromisso respeito não se cumpre horários ,não se faz manutenção ,limpeza higienização , onde o ônibus quebra todos os dias ,só anda atrasado e super lotado ,nos passageiros não estamos pedindo nada de graça pagamos por um transporte de péssima qualidade então e melhor andar a pé,ou de bicicleta ,moto carro ,Uber ,táxi ou até mesmo a cavalo .

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!