Um adolescente foi apreendido, nesta sexta-feira (23), durante uma operação conjunta entre policiais civis da 63ª DP (Japeri) e agentes do 24º BPM (Queimados). Ele é suspeito de envolvimento em dois homicídios e uma tentativa de assassinato ocorridos em dezembro de 2024, em Japeri, na Baixada Fluminense.
De acordo com a Polícia Civil, os crimes foram motivados por disputas entre facções criminosas rivais pelo controle do tráfico de drogas na região. Na ocasião, o adolescente e outros comparsas abriram fogo contra três pessoas que conversavam em via pública. Duas das vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local e a terceira foi socorrida com vida.
Os alvos do ataque, segundo os investigadores, seriam membros de um grupo rival que resistia à expansão de territórios controlados pela facção do suspeito.
Apesar da pouca idade, o jovem exercia uma posição de destaque dentro da organização criminosa, com influência direta nas decisões e ações do grupo, conforme apuração policial.
Além dos crimes cometidos em dezembro 2024, o adolescente também é investigado por possível envolvimento no homicídio de uma criança de cinco anos, ocorrido um mês antes, também em Japeri.
No momento da apreensão pela ligação com as execuções, o menor portava uma pistola com a numeração raspada, o que levou à sua detenção, em flagrante, também por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo com identificação suprimida. Ele foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde ficará à disposição da Justiça.