Angra dos Reis Destaque 1

Angra volta com as academias, mas turismo continua proibido



A prefeitura de Angra dos Reis publicou um novo decreto na terça-feira (23) com novas medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. As novas regras são válidas até o dia 8 de julho.

A partir de agora, academias podem voltar a funcionar e servidores públicos municipais voltarão ao trabalho, com normas de segurança a serem cumpridas. As novas regras não valem para pessoas com mais de 60 anos ou doentes crônicos, que devem continuar em isolamento domiciliar.

Também continua valendo a orientação para que todos os moradores utilizem máscaras em espaços públicos e dentro de estabelecimentos, que devem oferecer álcool em gel para funcionários e clientes.

Outra nova regra do decreto é sobre o transporte público. Nas linhas municipais, ônibus poderão circular com todos os assentos ocupados e 30% da capacidade de passageiros em pé. As linhas intermunicipais poderão operar em dois horários de saída e dois de chegada, por dia, e a rodoviária funcionará de acordo com os horários das linhas de ônibus, abrindo uma hora antes da chegada e uma hora após a saída dos ônibus.

A utilização de praias e as atividades turísticas em Angra dos Reis continuam proibidas.

Nas academias, os aparelhos devem ser higienizados a cada uso e os frequentadores devem manter distância de 1,5 metros entre cada um deles. O número de pessoas no ambiente também deve ser limitado a um por cada 9 m². Os professores devem orientar o exercício a dois metros de distância do aluno e os vestiários para banho devem ser desativados, mantendo apenas a pia para higiene das mãos.

Além disso, na entrada, deve ser disponibilizado um pano para desinfecção de calçados e a temperatura do aluno deve ser aferida. Caso seja maior que 37,8ºC, a entrada deverá ser proibida. A academia também deve fechar por, pelo menos, duas vezes ao dia, para desinfecção do local. A recomendação é para que janelas e portas sejam mantidas abertas. Atividades em piscinas e hidromassagens continuam proibidas.

Para os servidores públicos, haverá regime de escala dividindo os funcionários entre a parte da manhã e a da tarde. No horário em que não estiver no posto de trabalho, o funcionário poderá trabalhar em home office.

O que continua proibido?

Apesar da flexibilização do funcionamento de algumas atividades, outras seguem sem permissão. A principal delas é a utilização de praias, lagoas, rios e piscinas públicas. O turismo na cidade também continua proibido.

Atividades coletivas como cinema, teatro, reuniões, assembleias ou qualquer outra que envolva aglomeração não estão permitidas, assim como atividades em salas de aula. Bares, choperias, botecos e clubes devem continuar fechados.

Segundo o governo municipal, as medidas do decreto são reavaliadas semanalmente e consideram a taxa de incidência de novos casos de coronavírus. Caso haja ocupação de leitos hospitalares superior a 60%, medidas mais rigorosas para evitar aglomerações poderão tomadas — atualmente, a taxa de ocupação está em 30%.

Até a publicação desta reportagem, Angra dos Reis havia registrado 76 mortes e 2.031 casos confirmados de coronavírus. Destes, 1.526 pessoas são consideradas recuperadas.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!