Barra Mansa

Atendimentos de sintomas gripais batem recorde em Barra Mansa




Em reação ao aumento de pacientes com sintomas gripais, entre confirmados com Covid-19 e Influenza, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa ampliou o processo de contratação de profissionais.

Somente no mês de dezembro de 2021, foram mais de 6.280 atendimentos na urgência do hospital, com diferença exata de 1.482 a mais que o registrado no mês de novembro. E em 2022 os casos de síndromes respiratórias continuam a crescer, sobretudo com novas variantes.

– No mês de dezembro foi observado um aumento significativo nos atendimentos de urgência e emergência, batendo o recorde dos últimos dois anos, sendo a maioria dos pacientes com quadro de síndrome gripal. Apesar deste aumento, é importante destacar que se trata de quadros mais leves e de pouca gravidade – informa a gerente administrativa do SUS, Rafaela Tinoco.

Efetivo para o Pronto-Socorro do SUS

Para esse momento, foi necessário aumentar o quadro de funcionários, principalmente para o atendimento no Pronto-Socorro do SUS, e, mesmo com as dificuldades, não vamos medir esforços para seguir com as contratações, para atender a essa grande demanda de pacientes. Segundo a gerente de Recursos Humanos, Fernanda Martins Paiva. Esse processo já acontece desde 2020, a exemplo da nova escala de médicos, com o terceiro clínico para o plantão, coordenações e profissionais específicos, além da aquisição de novos equipamentos e respiradores.

Hospital de alta complexidade

Por ser um hospital de alta complexidade, a Santa Casa recebe diversos casos graves que compõem os números gerais de pacientes atendidos, de acordo com o coordenador do Pronto-Socorro SUS, Leonardo José de Mendonça Araújo.

– A partir da segunda quinzena de dezembro, notamos aumento no número de atendimento do Pronto-Socorro significativo, em torno de 30%, predominantemente de pacientes com queixa respiratória. Normalmente não são casos graves, mas têm acarretado em sobrecarga no serviço. E é preciso entender que o nosso Pronto-Socorro atende pacientes de diversas complexidades, como infarto, edema agudo de pulmão, baleados, traumas, atropelamentos etc. Além da retaguarda para casos com sintomas respiratórios – ressalta.

Embora sejam poucos os casos que se agravam, graças às vacinas, a sobrecarga de atendimento é um grande desafio para os profissionais do hospital, que cuidam de cada paciente até a sua recuperação.

Apoio essencial da Prefeitura de Barra Mansa

Em nome da instituição, o provedor Getulio Pereira, expressa seu agradecimento ao prefeito, Rodrigo Drable, pela competência, apoio, empenho e companheirismo empreendidos à Santa Casa, fundamentais para manter o cuidado da população, principalmente para o enfrentamento da Covid-19.

Destaca também o trabalho do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e o protagonismo de todos os profissionais da linha de frente da Santa Casa, que trabalham incansavelmente para proporcionar um atendimento cada vez melhor, humanizado e de excelência. Muitas vidas dependem desse cuidado.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!