Destaque 1

Audiência pública sobre transporte fracassa em Volta Redonda




Qualquer ônibus lotado no horário de pico em Volta Redonda tinha mais pessoas do que audiência pública pública sobre o transporte coletivo na Câmara da cidade. O evento, que não teve a participação de nenhuma viação e nem do Sindpass (Sindicato das Empresas de Ônibus), aconteceu nesta quarta-feira (17) na sede do legislativo e foi promovido pelo vereador Halisson Vitorino.

No evento, foi discutido o que todos que usam o transporte público já sabem de cor e salteado e enfrentam diariamente há anos: ônibus superlotados, atraso nos horários, omissão do poder público e precarização dos veículos. “Mostrou a pouca força política do vereador (Halisson Vitorino)”, disse um líder comunitário, que preferiu o anonimato.

— Depois a população reclama. Eles não participam dos eventos que discutem o assunto – ponderou outro presidente de associação de moradores. “Está vazio porque os ônibus atrasaram para a chegada do público”, brincou outro participante.

A prefeitura enviou seu representante: Paulo Barenco, secretário de Transporte da cidade. Com a ausência das empresas de ônibus, ele foi a bola da vez. Líderes comunitarios amaçaram, mais uma vez, que vão tomar medidas drásticas sobre o viações, que é comandado pelo todo poderoso das viações, o empresário Paulo Afonso – presidente do Sindpass.

Em entrevista a um programa de rádio, o prefeito Antônio Francisco Neto disse que perdeu a paciência com os empresários do ônibus. Mas, não cravou se a cidade terá uma nova licitação – até porque ele está de mão atadas devido a uma decisão judicial.

O vereador responsável pela audiência pública se manifestaram sobre o resultado da audiência pública se manifestou no início da tarde desta quinta-feira.

O SINDPASS – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, por seu Diretor-Presidente Sr. Paulo Afonso de Paiva Arantes, informa que somente recebeu o ofício 0003/2021 em 12/11/2021, e devido ao adiantar da agenda, não houve possibilidade de preparação do material que seria apresentado na audiência, haja vista que a mesma seria realizada em 17/11/2021.

Ressalta ainda que estaria prejudicada a participação deste Sindicato na condição de moderador, haja vista a proximidade das datas, razão pela qual o convite foi pesarosamente declinado

Nota do vereador 

Nossa audiência foi apenas o início do trabalho que queremos desenvolver e foi muito bem sucedida. Embora a ausência das empresas de ônibus e do sindpass, que foram convidadas, tivemos presente o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, e os representantes do COMUTRAN, além de mais de 30 Presidentes de associações de moradores representando a população de seus bairros, o que preencheu a capacidade máxima permitida pela Câmara no período de COVID, que é de 60 pessoas. Do material produzido lá, vamos desenvolver soluções pros graves problemas e lutar, junto com o Executivo, para que sejam aplicadas e a população veja o resultado disso.”

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!