Via Dutra

Aves silvestres são apreendidas e homem detido na Dutra, em Itatiaia



Por Tribuna

Um homem de 38 anos foi detido após ser flagrados transportando aves silvestres na Via Dutra, na altura de Itatiaia. A apreensão ocorreu no final da noite desta quinta-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal.

Em ronda pela rodovia, os agentes federais abordaram um veículo (Sandero, placas de Florianópolis) e, ao ser feita revista no carro, foram encontradas no porta-malas duas gaiolas contendo quatro aves silvestres, sendo um casal vulgarmente conhecido como Coleirinho e outro casal conhecido  vulgarmente como Baiano. Ao ser perguntado sobre os pássaros transportados, o suspeito alegou que era criador e estaria levando as aves para Angra dos Reis para fazer cruzamento de “mistura de sangue”.

O homem apresentou uma carteirinha de criador e uma relação de passeriformes constando 21 pássaros. No entanto, ao conferir a relação com as aves transportadas, foi verificado que nela não constavam os pássaros transportados no veículo.

Também, ainda segundo a PRF, foi constatado que o homem não portava Guia de Transporte Animal (GTA). Foi verificado que um dos pássaros não possuía anilha.

Após a constatação das ilegalidades, ao ser questionado novamente, o individuo confessou que receberia R$ 1 mil para  realizar o transporte das aves de Santa Catarina para Angra.

Devido às constatações, ele foi enquadrado em crime ambiental de transportar animais silvestres sem a devida documentação legal, que por ser crime de menor potencial ofensivo, com penas até dois anos, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência da PRF (TCO).

O homem assinou o documento se comprometendo a comparecer ao JECRIM quando for intimado, sendo liberado para responder o processo em liberdade.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!