Depois de cinco meses turistas podem voltar a visitar Angra dos Reis após a liberação feita pelo Decreto nº 11.718, que permite a reabertura do setor turístico com funcionamento gradual, a partir desta sexta-feira (14). O decreto também liberou o funcionamento de bares, botecos e choperias sem restrição do horário.
Bares
Os estabelecimentos devem atender às medidas sanitárias gerais já informadas, funcionar com 50% de sua capacidade total e com um distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.
Turismo
Decreto prevê que as embarcações devem funcionar com capacidade de 50% e que os turistas usem máscara durante toda atividade.
Hotéis e pousadas também devem operar com metade da capacidade e disponibilizar álcool em gel 70% para hóspedes e funcionários.
O acesso à Ilha Grande, Patrimônio da Humanidade, será feito exclusivamente pelo Centro.
– Angra dos Reis é um destino turístico que vai ao encontro do ‘Novo Normal’, pois oferece muitas opções de lazer para as famílias junto à natureza e ao ar livre, evitando aglomerações. Há uma grande expectativa com a movimentação deste novo turismo – destaca o presidente da TurisAngra, João Willy Seixas Peixoto.
Para retornarem suas atividades, os diversos setores do turismo tiveram que aderir ao selo “Novo Turismo Angra & Ilha Grande – limpo, seguro e inesquecível”, comprometendo-se a respeitar as normas de segurança previstas no protocolo municipal e nos selos do Governo Federal e Estadual. Até o momento, segundo a TurisAngra, 200 empresas já se cadastraram.
– O nosso objetivo é promover o turismo, garantindo a segurança tanto dos turistas como dos empresários e de seus colaboradores, por isso é importante que, ao escolher nossa cidade como destino, as pessoas deem preferência às empresas portadoras do selo – explica o presidente da TurisAngra.
Protocolo
O protocolo, formatado com as orientações da Vigilância Sanitária, segmentos do setor turístico do município e exemplos de outros destinos turísticos do Brasil e do mundo, pode ser lido na íntegra no site http://angra.rj.gov.br/novoturismo/, onde as empresas deverão efetuar um cadastro.
Os profissionais assistirão a uma vídeo-aula elaborada pela Vigilância Sanitária sobre a necessidade do protocolo e das medidas protetivas.
Licitação
O Governo do Estado deu início a um processo licitatório para a realização das obras de ampliação do Aeroporto de Angra dos Reis. O edital está sendo publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira, 14. A previsão é de que o processo de licitação seja concluído em outubro.
As obras, que contam com investimentos do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 29 milhões, têm previsão de conclusão no fim de 2021. O projeto do aeroporto – administrado pelo Governo do Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos – prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, a construção de nova pista de táxi aéreo e balizamento noturno.
– As melhorias no aeroporto vão permitir que o Aeroporto de Angra dos Reis atenda um público mais amplo, passando a receber aeronaves de médio porte, para 40 passageiros. Hoje, recebe aeronaves com até 18 passageiros. A implantação de voos comerciais, com passagens acessíveis, vai incentivar o turismo na Costa Verde – disse o governador Wilson Witzel.
O novo projeto inclui uma reformulação total da infraestrutura, além da instalação de modernos equipamentos que garantem mais segurança, como a estação meteorológica automática, a primeira do país, cedida pelo governo federal.
– As obras são esperadas há 20 anos e vão ampliar o potencial operacional do aeroporto. A complementação dessas melhorias deverá ser anunciada até o fim do ano e contará com o apoio já prometido pelo governo federal para a construção de um novo e moderno terminal de passageiros – afirmou o secretário de Transportes, Delmo Pinho.