Barra do Piraí

Barra do Piraí decreta academias como serviços essenciais




Em publicação veiculada no Boletim Municipal do dia 30 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Barra do Piraí decretou as academias de esportes como serviços essenciais no município. O Decreto Municipal n°123 foi assinado pelo prefeito Mario Esteves e serve como parâmetro de funcionamento durante a pandemia contra o novo coronavírus.

A medida foi tomada a partir da divulgação de estudos recentes, onde apontam que a prevalência de hospitalização pela doença foi menor entre os voluntários considerados “suficientemente ativos”. Ao todo, a pesquisa foi feita online com 938 brasileiros que contraíram o Covid-19, e que praticavam, ao menos, entre 75 a 150 minutos de atividades físicas de alta intensidade ou aeróbicas, respectivamente.

Em sua rede social, o prefeito Mario Esteves explicou que tomou a decisão após orientado por pesquisas como essa e pelos “já largamente comprovados benefícios da atividade física à saúde”

”A partir daí que tomamos a decisão de incluir as academias entre as atividades essenciais, através de um decreto que assinei, válido para as medidas restritivas de combate à pandemia em nossa cidade. Poucas práticas regulares são tão benéficas à saúde e ao bem-estar quanto a atividade física”, disse.

Mesmo com o Decreto Municipal, Mario Esteves explica que o documento não é “cheque em branco” para as academias, cujos donos têm a obrigação, por força de decreto, de manterem todas as medidas de responsabilidade e higienização, bem como a limitação do número de pessoas, ao mesmo tempo, entre outras.
Você pode acompanhar e ler a reportagem sobre a pesquisa no link da revista Veja (saude.abril.com.br/fitness/hospitalizacao-por-covid-19-e-menor-entre-pessoas-ativas-aponta-estudo).


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!