A prefeitura de Barra do Piraí autorizou nesta quarta-feira, por meio de decreto, a feira livre realizada aos domingos na cidade. O retorno vale para o próximo fim de semana.
A autorização é destinada exclusivamente aos feirantes residentes e domiciliados no município, que estejam cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura. A disposição de barracas e a higienização dos comerciantes e produtos ficam por conta de cada um deles, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros.
De acordo com o decreto do prefeito Mário Esteves, as barracas deverão dispor de álcool em gel 70% para os próprios feirantes e ao público. A demarcação das barracas ficará a cargo da Secretaria de Agricultura.
De acordo com o secretário interino de Agricultura, Francisco Barbosa Leite, a liberação das feiras veio paralela ao que foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, respeitado pela Secretaria de Estado de Agricultura. Chico Leite disse que todos os “parâmetros estão de acordo com o que preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.
“Somente vendedores de hortifrutigranjeiro poderão estar nas feiras. Não pode haver degustação, como muitos faziam nos eventos deste porte. Além disso, estamos regulamentando – em parceria com a Procuradoria Geral do Município – as regras e medidas de precaução. Alguns pontos já existem, como, por exemplo, que os barraqueiros disponibilizem álcool em gel para si mesmos e para o consumidor”, explicou o secretário.
Outro ponto defendido por Chico Leite é que, com as feiras abertas, “o governo municipal possibilita a livre concorrência”, uma vez que supermercados estão abertos, e, para ele, com certa aglomeração. “A ideia é montar um esquema com a Guarda Municipal e com a Secretaria de Saúde, no sentido de criar um fluxo de entrada e saída. Somente a Beira Rio – atrás da prefeitura – vai funcionar com barracas; já a Travessa Assumpção – na parte da frente -, não. Temos que ter controle e responsabilidade”, acrescentou, ressaltando ainda os feirantes terão que montar as suas barracas a partir das 5h30min de domingo.