Por Tribuna
Um bebê de seis meses, do sexo feminino, morreu com suspeita de Covid-19 no Hospital Pediátrico Getúlio Vargas Filho (Getulinho), em Niterói, nesta terça-feira (5). O óbito ainda está sob investigação, e, caso o exame confirme a doença, a criança será a vítima mais jovem do estado.
A Fundação Municipal de Saúde de Niterói informou ao G1 que a morte da menina, moradora de São Gonçalo, ainda está sendo investigada e explicou que o bebê tinha também exposição ao vírus HIV.
O bebê deu entrada na unidade de saúde com quadro respiratório, evoluiu com síndrome respiratória aguda grave e não resistiu. O hospital agora aguarda o resultado do exame.
A morte de um outro bebê, de 1 ano, foi confirmada no município do Rio também na terça-feira (5). O sexo da criança não foi informado.
Lockdwon em Niterói
A Prefeitura de Niterói aprovou nesta quinta-feira (7) a ampliação nas medidas de isolamento social – um lockdown, apesar de o prefeito Rodrigo Neves ter evitado o termo. A medida vale inicialmente entre 11 e 15 de maio, podendo ser prorrogada.
Quem sair às ruas sem ser para servições essenciais (veja abaixo) será multado em R$ 180. A Guarda Municipal fará a fiscalização e a aplicação das multas, segundo o decreto.
Medidas decretadas:
- Multa de R$ 180 ao cidadão que circular sem vínculo com atividade essencial (lista abaixo).
- Reforço de bloqueios com os municípios vizinhos
- Testagem da temperatura das pessoas que entram nas cidades
- Suspensão de obras públicas
- Ampliar em 40% a rede de leitos com respiradores no setor público de Niterói (até 16 de maio)
Serviços essenciais:
- Mercados e supermercados
- Farmácias
- Padarias
- Pet shops
- Postos de combustíveis
Niterói vai aplicar multa a quem estiver nas ruas
Niterói é 4ª cidade com mais mortes do estado (35 óbitos) e terceira em número de casos (524). O município é o primeiro da Região Sudeste a adotar o lockdown.
No RJ, um estudo da Fiocruz recomenda que o governador Wilson Witzel também adote medidas mais rígidas. No Brasil, já adotaram o lockdown São Luís (MA), Belém (PA) e Fortaleza (CE).
O projeto de lei do prefeito foi aprovado pela Câmara Municipal. Segundo Neves, período será o “mais crítico” para a propagação rápida do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na Região Metropolitana.
Dia das Mães adiado
Rodrigo Neves fez um apelo para que as pessoas comemorassem o Dia das Mães de forma online. Segundo ele, uma determinação do legislativo preparou uma segunda data, no segundo domingo de julho (11/7), para celebrar com uma campanha em parceria com o comércio da cidade.
“Eu queria pedir a vocês, meus amigos niteroienses, que nós celebrássemos o próximo domingo de maneira diferente. Aqueles que estiverem na rua pro alguma atividade essencial, que você encontre sua mãe ou sua família de maneira virtual neste final de semana”, disse o prefeito.
A determinação da prefeitura leva em consideração a recomendação do grupo de especialistas, segundo Neves, e a decisão foi tomada após reunião com representantes do Legislativo e do Ministério Público.
O objetivo é retornar ao patamar de isolamento atingido quando do início das ações de restrição implementadas no fim de março, de aproximadamente 70%.
“Todos os especialistas são unanimes em indicar que teremos a situação mais dramática de contaminação da Covid-19 na Região Metropolitana do Rio (…) Quero ganhar essa batalha pela vida com menos mortos possível”, disse Neves em uma live na internet.