Barra Mansa Destaque 1

BM: Governador sobrevoa áreas atingidas e anuncia ajuda as famílias




O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobrevoou de helicóptero na tarde deste domingo (19) áreas atingidas pela chuva em Barra Mansa.

Witzel foi recebido no Parque da Cidade pelo prefeito Rodrigo Drable e o secretário da Defesa Civil. O coronel do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, também participou da ação.

Após o sobrevoo, Witzel anunciou um novo projeto que vai atender cerca de 400 famílias que ficaram desalojadas após as enchentes, segundo dados da prefeitura.

“Nós estamos dando início a um programa de habitação para baixa renda, que é o programa de ‘De Casa Nova’ que prevê a possibilidade de construir anualmente 20 mil novas unidades. Nós vamos trabalhar para ter um terreno aqui onde o prefeito já me ofereceu e implementar esse programa para retirar aquelas famílias daquelas áreas’’, explicou.

Witzel instalou um gabinete de crise e colocou toda a estrutura da administração estadual à disposição dos prefeitos dos municípios que decretaram calamidade e/ou estão em estágio de atenção. Disse ainda que na segunda-feira (20) equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) vão estar nas áreas mais afetadas em Barra Mansa para ajudar a fazer limpeza da cidade.

Chuva causou alagamentos

De acordo com a Defesa Civil, choveu 136 mm durante e os rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina transbordaram. Uma casa ficou ilhada após o temporal que atingiu a cidade. O caso aconteceu na localidade conhecida como Fazendinha, depois que o Rio Bocaina transbordou. Havia entre 10 e 11 pessoas dentro da residência, que foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.

Durante o resgate, foi necessário a ajuda do Grupamento do Operações Aéreas (GOA). Um trecho da Via Dutra que passa pelo bairro Bocaininha precisou ser interditado na pista sentido Rio de Janeiro para a ação dos agentes. A rodovia ficou fechada por aproximadamente 2 horas. Por volta das 9h40, o tráfego foi liberado. O congestionamento chegou a 3,5 km no trecho. Animais morreram e veículos ficaram submersos após o temporal.

Em Barra Mansa, quem quiser ajudar as vítimas das enchentes doando móveis, colchões, roupas de cama, alimentos, material de limpeza e higiene pessoal, basta comparecer com as doações no ponto de doação que fica na Rua Antônio da Silva Reis, nº 100 (próximo ao Colégio Clécio Penedo) ou entrar em contato através do telefone (24) 999283640.

A Prefeitura de Barra Mansa informou que as aulas das Escolas Municipais Argemiro de Paula Coutinho (bairro São Luiz), Doutor Djair Machado Gomes (Bocaininha), Adelaide Flores Duarte (bairro Siderlândia) e creche Padre Adalberto (bairro São Luiz) foram suspensas na segunda-feira (20).

Especificamente na área do Siderlândia e Bocainha, a circulação dos ônibus coletivos teve que ser suspensa neste domingo (19) em função do volume de água nas vias públicas.

Chuva causou alagamentos

De acordo com a Defesa Civil, choveu 136 mm durante e os rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina transbordaram. Uma casa ficou ilhada após o temporal que atingiu a cidade. O caso aconteceu na localidade conhecida como Fazendinha, depois que o Rio Bocaina transbordou. Havia entre 10 e 11 pessoas dentro da residência, que foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros..

Informações: G1

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!